Publicado em: 16/11/21
Plano de Biossegurança prepara UNIR para retorno gradual a atividades presenciais


A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulgou na quarta-feira, 10, o Plano de Biossegurança que orientará a comunidade universitária e visitantes para o retorno gradual e seguro às atividades presenciais nos seus oito campi e demais instalações da Instituição. “É a conclusão de mais uma etapa, importante e necessária, para o retorno às atividades presenciais, tão esperado pela comunidade acadêmica da UNIR. Mas para que isso ocorra dependemos do comprometimento de todos e da melhoria progressiva da situação sanitária”, afirma a reitora Marcele Pereira.

O Plano de Biossegurança da UNIR traz ações e orientações, de cunho individual e coletivo, para um retorno presencial seguro e eficaz.O objetivo de divulga-lo agora “é aplicar as medidas e ações indicadas no documento e realizar campanhas informativas e de orientação junto à comunidade acadêmica, com o intuito de preparara Universidade para receber o público com segurança, assim que possível”, conforme explicou o vice-reitor e presidente da comissão de elaboração do Plano, professor Juliano Cedaro.

A reitora enfatiza que ainda não há data definida para a retomada das atividades presenciais na UNIR e que todas as medidas adotadas até agora foram no sentido de garantir a proteção e segurança da comunidade acadêmica. O próximo semestre letivo, de 2021.1, que vai de 16/11/2021 a 02/04/022, ainda será realizado em formato remoto. “Existe a expectativa de que a volta às atividades presenciais, administrativas e acadêmicas, ocorra no próximo ano, porém essa decisão depende das deliberações dos órgãos colegiados e da Administração Superior da UNIR”, concluiu a reitora.

Protocolossanitários

Em todas as etapas da retomada das atividades presenciais serão mantidasas normas de biossegurança, como, por exemplo, o uso obrigatório e adequado de máscaras em todos os ambientes, a manutenção do distanciamento social de pelo menos dois metros em locais fechados e de um metro e meio em local aberto, higiene frequente das mãos e, sobretudo, vacinação. Recomenda-se também a manutenção do ensino e do trabalho remotos aos alunos e servidores enquadrados nos grupos de risco,enquanto perdurar a emergência sanitária por causa da Covid-19.

Indicadores e fases da retomada de atividades presenciais

O documento prevê quatro fases para a retomada das atividades presenciais, que deverão considerar a situação epidemiológica e os indicadores de saúde das regiões onde estão inseridos os oito campi da Universidade. Entre os critérios de definição das fases incluem-se os indicadores epidemiológicos regionais de cobertura vacinal completa e de primeira dose; a média semanal de óbitos e de novos casos; e as médias diária e semanal de internações.

Cada uma das fases indica o teto de ocupação dos espaços físicos da UNIR para as atividades presenciais de ensino. Os percentuais correspondem à quantidade de servidores e estudantes permitidos nos locais. Veja detalhes das fases e indicadores no quadro abaixo.                                        

Na Fase 1, todas as atividades de ensino devem ser realizadas em modo remoto. Já na Fase 2 de retorno, com limite de 20% de ocupação dos espaços físicos, os cursos definirão as prioridades para realização de atividades presenciais acadêmicas (ensino/pesquisa/extensão), sobretudo os que envolvem parte prática essencial. A Fase 3 deverá seguir as mesmas orientações da anterior, porém ampliade 40% a 50% o limite total de ocupação presencial dos espaços. Para essa fase, a indicação é deadoção do ensino híbrido, com alternância de pessoas presentes nas atividades presenciais. A quarta e última fase prevê 100% de ocupação e de atividades presenciais liberadas, inclusive bancas, eventos e reuniões, por exemplo.

Para melhor orientar a comunidade universitária no retorno, as áreas administrativas, salas de aula, laboratórios e demais setores e espaços deverão fixar, em sua área externa, a fase em que o local se encontra e o número máximo de pessoas permitido no seu interior.

Conforme a portaria de aprovação do Plano de Biossegurança da UNIR (Portaria nº 667/2021/GR/UNIR, de 09/11/2021), serão nomeados Grupos de Trabalhos para execução, divulgação e acompanhamento de pontos específicos do Plano.

Por fim, o documento informa que dependendo do comportamento da pandemia, principalmente em Rondônia, as atividades presenciais poderão ser ampliadas ou restringidas, bem como as medidas poderão ser flexibilizadas ou ampliadas.

Acesse aqui o Plano de Biossegurança da Universidade Federal de Rondônia em decorrência da Covid-19
.



Fonte: UNIR

Imagens (Clique na imagem para ampliar)
Av. Presidente Dutra, 2965 - Centro
CEP: 76801-974 - Porto Velho - RO
Fone:(69) 2182-2000
Campus - BR 364, Km 9,5
CEP: 76801-059 - Porto Velho - RO
Fone:(69)2182-2100

©CopyRight 2012 - Portal Institucional - Todos os Direitos reservados

http://bun-ca.org/woomen/ http://virtureal.org/woomen/ http://yongfongautogate.com/8/ http://zioliveknox.com/2017/ http://yongfongautogate.com/8martch/ http://lamondialarreda.com/woomen/ http://btiffny.com/woomen/ ttp://byerleyturk.net/pozdr/ http://lightroom-kurs.ru/8/ http://ulysses-baikal.com/woomen/ http://ourbizport.com/stix/ http://thecommonman.org/pozdr/ http://xscapes-stic.com/pozdr/ http://campingaanzee.net/stix/ http://pozdrowie.info/pozdr/index.php http://dapian.info/pozdr/ http://wp.pve.in.ua/pozdr/ http://franklomusic.com/stix/ http://pumperlgsund.com/woomen/ http://castillos-hinchables-malaga.com/8martch/