UNIR abre RU à comunidade universitária


Publicado em: 26/03/2024 11:17:41


IMG_1231 (1) 

O Restaurante Universitário (RU) da UNIR, no Campus de Porto Velho, está em pleno funcionamento desde a sexta-feira, dia 22 de março, servindo três refeições diárias para mais de mil estudantes, servidores e visitante da UNIR. Com o início da operação do RU da UNIR as atividades serão constantes, mesmo durante os recessos acadêmicos. Como destacou a reitora da UNIR, professora Marília Pimentel, a entrega do RU era não apenas aguardada pela comunidade, mas era também uma necessidade. “Com o RU funcionando conseguimos oferecer aos servidores e principalmente aos nossos estudantes melhores condições de permanência no campus. É no campus que as atividades se concentram, onde estão as aulas, os grupos de pesquisa e onde há a convivência, por isso oferecer cada vez mais estrutura e condições para que as pessoas exerçam suas atividades é fundamental”, destacou a Reitora.

A operação do RU da UNIR acontece sempre em três diferentes horários ao longo do dia, entre segunda-feira e sexta-feira. A infraestrutura em funcionamento pode ser utilizada para adequação à demanda, inclusive aumentando a quantidade de refeições servidas. A gestão do RU, que está sob responsabilidade da empresa Pupo Cozinha industrial Ltda., tem informado que adequações à demanda devem acontecer ao longo das primeiras semanas de funcionamento. Por exemplo, ao longo do recesso acadêmico, com a redução de pessoas no campus, também haverá redução no número de refeições preparadas, no entanto o RU seguirá funcionando normalmente. A infraestrutura de equipamentos foi montada ao longo dos últimos meses, a partir do segundo semestre de 2023, após processo de aquisição feito pela UNIR. Também no segundo semestre de 2023 foi realizada a licitação e contratação de empresa para gerir o RU.

IMG_1274 Preços e subsídios – Os valores das refeições estão definidos em contrato firmado entre a UNIR e a Pupo, cessionária do RU. Alunos de cursos de graduação e pós-graduação da UNIR terão valor reduzido – a UNIR subsidia 75% do valor total, reduzindo assim o valor pago por estudantes – enquanto servidores da Universidade e visitantes pagarão o valor total.

Além disso, há alunos que terão isenção total do pagamento de todas as refeições, como parte da política de permanência e apoio aos estudantes. Trata-se de estudantes do Campus de Porto Velho cadastrados no Cuca (Cadastro Único para a Concessão de Auxílios) e que tem renda média por pessoa da família de até R$ 200,00. No total 85 estudantes terão isenção em todas as refeições no Restaurante Universitário.

Acesso e identificação – A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da UNIR está desenvolvendo sistema de identificação para estudantes no RU, para garantir maior agilidade no acesso durante os horários das refeições. O sistema está sendo testado e a expectativa é que ao longo das próximas semanas, enquanto ocorre o recesso acadêmico, seja consolidado a fim de garantir mais rapidez e comodidade à comunidade acadêmica no RU.

Horários de funcionamento – O RU da UNIR vai funcionar diariamente entre segunda e sexta-feira, servindo café da manhã, entre 07h e 8h30; almoço entre 11h e 14h; e jantar a partir das 18h e até às 20h.

Primeiro RU de Rondônia – O Restaurante Universitário é o primeiro nestes moldes em Rondônia, pois é voltado exclusivamente para estudantes e para a comunidade universitária e, pelo seu ineditismo, o processo de contratação e instalação representou desafio para os técnicos da UNIR. Ao todo o processo de instalação do RU se constituiu de três fases: a entrega da obra do prédio, que aconteceu em abril de 2022; a compra dos equipamentos pela UNIR, ocorrida ao longo de 2023; e a contratação de empresa para gerir o RU, concluída em dezembro de 2023. Após a assinatura do contrato passaram a ser considerados os prazos legais para o início da operação, que começa nesta sexta-feira, dia 22 de março.

A infraestrutura de equipamentos foi montada ao longo dos últimos meses, a partir do segundo semestre de 2023, após processo de aquisição feito pela UNIR. Também no segundo semestre de 2023 foi realizada a licitação e contratação de empresa para gerir o RU.

IMG_1203A estrutura preparada e disponibilizada pela UNIR, de acordo com Márcio Mercês, proprietário da empresa Pupo Cozinha Industrial, é merecedora de elogios, seja pela planta, seja pelos equipamentos presentes. “A Universidade deixou à disposição cerca de 90% dos equipamentos necessários para a operação do RU, e são todos de primeira linha, com grande qualidade. Agora estamos com o RU em pelno funcionamento, com todas as condições para oferecer o melhor serviço no RU da UNIR”, explicou, destacando ainda a complexidade de operação, uma vez que se trata de um restaurante industrial que já começa servidno pelo menos 20 mil refeições todos os meses.

A Reitora da UNIR, professora Marília Pimentel, destacou os esforços empenhados pela gestão da UNIR desde 2021 para que o RU pudesse estar efetivamente instalado e funcionando. Ainda como Pró-reitora de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis, a nova Reitora da UNIR conduziu os processos de aquisição de equipamentos e contratação da empresa cessionária: “Trata-se acima de tudo de um anseio de nossa comunidade, e de uma estrutura que vai garantir mais condições para que pesquisadores, professores, estudantes e todas as pessoas que estão todos os dias no Campus de Porto Velho desenvolvam suas atividades. E dotar todos os nossos campi de cada vez mais infraestrutura é primordial”, enfatizou.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.