Restaurante Universitário em fase final para inauguração


Publicado em: 12/09/2023 11:48:28

UNIR prevê abertura de RU no Campus de Porto Velho no próximo semestre letivo, que começa em outubro


IMG_1052 Os processos necessários para a abertura do Restaurante Universitário da UNIR no Campus de Porto Velho encontram-se em fase adiantada e a administração da Universidade prevê a inauguração para o próximo semestre letivo, que começa no dia 30 de outubro. De acordo com o vice-reitor da UNIR, no exercício da Reitoria, professor Juliano Cedaro, o planejamento feito ainda em 2022 para que as diferentes etapas fossem cumpridas está no estágio final: “Em primeiro lugar é preciso registrar o trabalho feito pela nossa Reitora, Professora Marcele Pereira, sobretudo junto com o MEC e com a bancada parlamentar federal de Rondônia. Todos os esforços feitos, e que seguem sendo realizados, devem culminar com a entrega do RU em funcionamento ainda este ano para a nossa comunidade universitária, e com a oferta de refeições no menor preço possível. Ainda há muito trabalho pela frente, mas temos a esperança real de que no próximo semestre o RU finalmente estará em funcionamento”.

O Restaurante Universitário da UNIR tem sido uma das prioridades da Gestão Superior da instituição, que desde 2021 estabeleceu três grandes etapas: entrega das obras; aquisição e instalação de equipamentos; e contratação de empresa para operação do RU. A obra, iniciada em há cerca de uma década, foi concluída e entregue em abril de 2022 e a partir de então o foco está no planejamento e execução de diferentes etapas para que pudesse ser posto em funcionamento. Para isso foram previstas as ações para a aquisição dos equipamentos necessários ao RU; e os procedimentos para a concessão da estrutura a empresa que se responsabilize com o fornecimento do serviço à comunidade universitária. Atualmente o processo encontra-se sob análise da Procuradoria Jurídica da Universidade, fase fundamental para prosseguir.

RU-jpeg Café, almoço e jantar – A previsão é de que já a partir de sua inauguração seja servido diariamente café da manhã, almoço e jantar, alcançando cerca de mil refeições todos os dias. Parte significativa das refeições deverá ser subvencionada pela Universidade, com preços acessíveis aos alunos de acordo com o seu perfil socioeconômico. Também há a previsão para que uma parcela das refeições subvencionadas seja gratuita e destinada a estudantes mais carentes atendidos pelas políticas de permanência já estabelecidas pela UNIR. “A definição final da subvenção, ou seja, do menor valor que será possível cobrar dos alunos, ou mesmo quantos terão gratuidade, vamos ter ao longo das próximas semanas, quando teremos a definição do montante dos recursos que teremos disponíveis. Trabalhamos hoje para que possamos ter a maior quantidade de alunos atendidos deste modo, inclusive buscando reforço orçamentário junto ao governo federal”, explicou a pró-reitora de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis, Marília Pimentel. 

Equipamentos do RU – Os equipamentos necessários para a cozinha e para o salão do RU estão adquiridos e a maior parte deles já foram entregues e instalados. Há uma parte que ainda está em processo de transporte pelos fornecedores e será entregue ao longo do mês de setembro. No entanto, com o que já está disponível, somando-se com o que será entregue nas próximas semanas, há plenas condições para funcionamento do RU.

Os processos de aquisição foram iniciados nos últimos meses de 2022 e o seu tempo de execução foi abreviado pela opção em aderir a atas de outros órgãos públicos federais que possuíam processos semelhantes. Além disso, visitas técnicas já realizadas a instituições que possuem plantas semelhantes de RUs como o do Campus de Porto Velho a, já em funcionamento, foram referências fundamentais para o andamento e agilidade do processo.  

Contratação de empresa – O RU do Campus da UNIR em Porto Velho será operado por uma empresa terceirizada e, como previsto no cronograma estabelecido ainda em 2022, o processo de contratação por meio de licitação está em andamento com previsão de conclusão até o início de outubro. A empresa a ser contratada deverá não apenas se responsabilizar pela produção e oferta dos alimentos, mas também assumir todo o compromisso necessário com relação à qualidade e à segurança do serviço. “O processo está adiantado e temos empresas, com a necessária capacidade técnica, que já demonstraram interesse, o que nos dá a segurança de manter a previsão de inauguração para o início do próximo semestre letivo”, salientou a pró-reitora Marília Pimentel.

A contratação está sendo conduzida de modo que a empresa vencedora seja aquela que irá oferecer o menor preço por refeição, e garantir a qualidade necessária da alimentação e manutenção dos serviços ao longo do período de vigência do contrato. A empresa a ser contratada utilizará a infraestrutura disponibilizada pela UNIR e receberá diretamente da Universidade os repasses que garantirão a subvenção – redução nos valores cobrados de estudantes.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.