Revalidação e Reconhecimento

Os diplomas de graduação ou pós-graduação expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior, para se tornarem aptos no Brasil, devem passar pelo processo de revalidação (cursos de graduação) ou de reconhecimento (cursos de pós-graduação: mestrado e doutorado) no país.

A Universidade Federal de Rondônia,visando habilitar o portador de diplomas obtidos no exterior a exercer sua profissão no Brasil, cadastra todo início de ano a capacidade anual de atendimento. O requerimento do interessado pode ser feito a qualquer momento desde que haja vaga no curso pretendido. Em alguns casos as vagas são ocupadas imediatamente e nesse caso o interessado poderá esperar um novo cadastramento de capacidade de atendimento.

 

Passos Iniciais

O manual do requerente e os requerimentos de revalidação e reconhecimento na UNIR são requisitados, mediante vagas, por meio da Plataforma Carolina Bori.

Após o cadastro o processo seguirá os tramites conforme a Resolução nº 273, de 09 de novembro de 2020. Os interessados devem ler a resolução na íntegra para conhecer todos os detalhes do procedimento.

 

Legislação e Procedimentos Institucionais

A revalidação de diplomas de cursos de graduação e o reconhecimento de diplomas de pós-graduação obtidos em instituição estrangeira funcionam de acordo com a legislação vigente para fins específicos, que pode ser consultada no menu ao lado.

Na UNIR o processo será analisado pela Comissão de Admissibilidade (Carrd) dos pedidos de revalidação/reconhecimento. O contato com a comissão pode ser feito pelo email: carrd@unir.br.

 

Revalida - Diplomas de Medicina

O processo de revalidação de diplomas de graduação em Medicina obtidas no exterior obedece a legislação específica, especificamente à Lei nº 13.959, de 18 de dezembro de 2019.O Revalida é realizado anualmente e é exclusivamente destinado aos profissionais médicos graduados em Instituições Estrangeiras de Ensino Superior e que tenham sido aprovados no exame Revalida/INEP. Para realizar a solicitação de Revalidação de Medicina é necessária aprovação nas duas etapas do processo seletivo Revalida, e ter feito a opção em revalidar na UNIR, no ato da inscrição do processo seletivo.

No menu ao lado pode ser consultada a documentação necessária para o processo Revalida e a Legislação específica.

 

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.