Universidade mantém canais de atendimento psicossocial para servidores e alunos


Publicado em: 20/02/2024 17:34:57


FEED (11)A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) mantem serviço de atendimento psicossocial para a comunidade acadêmica, tanto para alunos como para servidores. O atendimento acontece por diferentes canais, seja presenciais ou a distancia, e reforçam a necessidade de cuidado com a saúde mental, que envolve especialmente a prevenção.

Atendimento a Alunos – O Serviço de Apoio Psicossocial (SAP) da UNIR, constituído desde 2016, é composto por psicólogos e assistentes sociais, e tem o objetivo de oferecer um espaço de acolhimento e atendimento preventivo, informativo e de orientação para os estudantes da Universidade, tanto de cursos de graduação como pós-graduação.  

Os atendimentos do SAP são focados especialmente nas vivências do ambiente universitário, desafiadores principalmente para novos alunos, o que pode levar a sofrimento e angústia. Com isso o serviço busca contribuir o bem-estar na vida acadêmica, incentivando a integração e o desenvolvimento de autonomia do aluno.

Entre as ações desenvolvidas pelo SAP estão:

- Acolhimento psicológico, de forma presencial ou remota, mediante agendamento prévio;

- Atendimento coletivo por meio de grupos de apoio, rodas de conversa e intervenções focalizadas em turmas/cursos que apresentem queixas relacionadas a finalidade do serviço;

- Orientações aos departamentos, docentes e técnicos;

- Encaminhamentos especializados para a rede de atenção psicossocial e/ou para clínicas escolas;

- Atendimento social com orientação sobre os direitos no âmbito institucional e auxílios estudantis.

Na Página da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea), há mais informações sobre o atendimento psicossocial a estudante da UNIR.  

Atendimento a Servidores – A Equipe de Atenção a Saúde do Servidor realiza ações de acolhimento e apoio psicossocial por meio da escuta individual aos servidores e seus familiares. O objetivo é evitar o sofrimento psíquico e social oferecendo apoio, orientação, acompanhamento, e encaminhamento quando necessário.

O atendimento ocorre tanto de modo presencial como remoto, sempre com o necessário sigilo, e a partir de demandas apresentadas pelos próprios servidores com um profissional de psicologia da Universidade, e quando necessário é feito o encaminhamento para a rede de atendimento externo.

O Serviço de Psicologia disponibiliza o atendimento de segunda a sexta-feira, no horário comercial, podendo ser solicitado através do e-mail: saudedoservidor@unir.br ou através do call center da Saúde do Servidor: (69) 2182-2260.

Após a solicitação de atendimento há o contato com o servidor para agendamento. As solicitações de atendimento também podem ser feitas via SEI ou mesmo pela indicação de colegas servidores.

 “Os atendimentos também podem funcionar como um termômetro de como se encontra o clima organizacional da Universidade, podendo auxiliar em proposições de intervenções a serem realizadas tanto pela equipe de saúde quanto pela Diretoria de Gestão de Pessoas”, explicou a psicóloga Lyerka Fernandes.

Na Página da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), há mais informações sobre o atendimento psicossocial a servidores da UNIR.  

  

Serviço

Alunos - Canais para Atendimento e Agendamento

- Serviço de Atendimento Psicossocial (SAP)

E-mail: sap@unir.br

WhatsApp: (69) 99941-3509/(69) 99953-8929

- Coordenadoria de Assuntos Estudantis e Educacionais (CAEE)

E-mail: caee@unir.br

WhatsApp: (69) 2182-2211

 

Servidores - Canais de Atendimento e Agendamento 

- Serviço de Atendimento Psicossocial (SAP)

E-mail: saudedoservidor@unir.br

WhatsApp: (69) 2182-2260

 

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.