Publicado em: 12/07/21
Prática de manejo de ovinos traz qualidade ao ensino de Zootecnia


 




O objetivo principal do curso de Zootecnia, ofertado pela Fundação Universidade Federal de Rondônia, UNIR, no Campusde Presidente Médici, é formar profissionais capacitados e competitivos na área de produção animal. Para isso, é necessário alinhar as atividades teóricas e práticas ao longo da formação dos alunos em atividades de ensino, pesquisa e extensão que visem à construção de conhecimentos, como no caso da disciplina de Produção e Manejo de Caprinos e Ovinos, coordenada pelo professor Edicarlos Oliveira Queiroz. “Nessa disciplina o aluno tem a possibilidade de aprimorar seusconhecimentos sobre todo o manejo, da reprodução ao abate”, explicou.

A disciplina é vinculada ao projeto de extensão “Ovinocultura em foco: capacitação técnica aos produtores de ovinos da região de Presidente Médici”. Conforme explica o professor Edicarlos, a ovinocultura é a ciência de criar ovinos, que são pequenos ruminantes mais conhecidos como ovelhas e carneiros, quando estão na fase adulta, ou cordeiros, quando ainda são filhotes. Essa é uma das espécies presentes noLaboratório de Produção Animal do campusPresidente Médici, que conta com 20 ovinos.

Ao participar dadisciplina de Produção e Manejo de Caprinos e Ovinos o acadêmico estuda o planejamento de um sistema de produção de ovinos,que envolve desde o manejo dos animais jovens até o abate, e aprimora conhecimentos sobre manejo alimentar, manejo sanitário, principais doenças e também o manejo reprodutivo e as principais técnicas de reprodução utilizadas para esta espécie.

Ex-integrante do projeto, a aluna Denise Rufino Bragança conta que por iniciativa própria procurou o professor Edicarlos e se voluntariou para as atividades do projeto Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica, Pibic. No ano passado, Denise foi agraciada com a Honra ao Mérito no ciclo 2019/2020 do Pibicpelas pesquisas desenvolvidas e afirma que“não é a bolsa que vale a pena, mas sim estar produzindo conhecimento. Nunca imaginei que receberia a Honra ao Mérito, premiação ou algum destaque, mas foi merecido!”.

Hoje, zootecnista formada, ela conta que todos os seus projetos de Pibic, artigos publicados e resumos tiveram muito a agregar na sua formação e que a profissão tem sido gratificante. “Trabalhar com a produção de ovinos, com cálculos, e ver ali a rentabilidade, as possibilidades, o planejamento éapaixonante e inspirador.Para quem está começando eu digo para sempre fazer o seu melhor mesmo que seja uma simples tarefa”, concluiu Denise Bragança.


 


Fonte: UNIR

Imagens (Clique na imagem para ampliar)
Av. Presidente Dutra, 2965 - Centro
CEP: 76801-974 - Porto Velho - RO
Fone:(69) 2182-2000
Campus - BR 364, Km 9,5
CEP: 76801-059 - Porto Velho - RO
Fone:(69)2182-2100

©CopyRight 2012 - Portal Institucional - Todos os Direitos reservados

http://bun-ca.org/woomen/ http://virtureal.org/woomen/ http://yongfongautogate.com/8/ http://zioliveknox.com/2017/ http://yongfongautogate.com/8martch/ http://lamondialarreda.com/woomen/ http://btiffny.com/woomen/ ttp://byerleyturk.net/pozdr/ http://lightroom-kurs.ru/8/ http://ulysses-baikal.com/woomen/ http://ourbizport.com/stix/ http://thecommonman.org/pozdr/ http://xscapes-stic.com/pozdr/ http://campingaanzee.net/stix/ http://pozdrowie.info/pozdr/index.php http://dapian.info/pozdr/ http://wp.pve.in.ua/pozdr/ http://franklomusic.com/stix/ http://pumperlgsund.com/woomen/ http://castillos-hinchables-malaga.com/8martch/