Cessionária do RU aguarda liberação de prédio para começar serviços


Publicado em: 07/12/2023 13:53:32


Os serviços para preparação dos equipamentos e dos espaços do Restaurante Universitário (RU) da UNIR no Campus de Porto Velho podem começar imediatamente. Como previsto a empresa vencedora do processo de licitatório, Pupo Cozinha Industrial Ltda., enviou para Porto Velho um representante técnico para realizar as intervenções técnicas necessárias. O mecânico de cozinhas industriais Francisco Sales Neres aguarda a liberação dos espaços do RU para dar início aos trabalhos necessários para a efetiva abertura e início de operação do Restaurante Universitário.

Esta Na manhã da quinta-feira, 07 de dezembro, uma reunião entre o representante técnico da Pupo Cozinha Industrial Ltda. e servidores da UNIR que estão diretamente envolvidos com o processo de instalação do RU aconteceu na UNIR Centro, com a participação do vice-reitor da UNIR, no exercício da Reitoria, professor Juliano Cedaro. O vice-reitor frisou que as etapas previstas para o início do trabalho da empresa após a realização com sucesso do processo de licitação estão dentro do cronograma já anunciado. “Trata-se de um processo longo, e que precisa ser conduzido com o devido cuidado e atenção às suas diversas etapas, como todas sempre comunicadas à comunidade universitária, e atendendo aos cuidados técnicos para o pleno funcionamento do RU. Este é o nosso objetivo e o anseio da comunidade acadêmica, e tudo está acontecendo como já reiteradamente apresentado”, salientou Juliano Cedaro. 

Vistoria e mais equipamentos – Como explicou Francisco Neres, o que deve ser realizado a partir de agora é a verificação de todos os equipamentos já instalados, e inclusão de equipamentos que devem ser fornecidos pela empresa cessionária. “Por exemplo precisamos instalar coifas, e bancadas de pia nas áreas de açougue e de saladas, o que é bem rápido depois que começarmos a trabalhar no local”, disse. Do mesmo modo a empresa está providenciando utensílios de cozinha, e a quantidade e a relação destes itens somente poderão ser confirmadas após acesso ao RU. Francisco Sales ainda explicou que somente é possível realizar os trabalhos necessários depois da total desocupação do RU, uma vez que se trata de trabalho que exige acesso e manipulação da rede elétrica, vistoria – com desmontagem – de equipamentos, e testes da rede de distribuição de gás. “O que temos pela frente é alguns dias de serviço que precisa ser realizado com segurança”, destacou.

De acordo com o diretor de Assuntos Estudantis, Ricardo Alves, o que há a partir de agora é a necessidade de acesso a todos os espaços do prédio 1V, uma vez que quadros de distribuição de energia elétrica e para a instalação de coifas, por exemplo, estão localizados no terraço técnico do prédio, localizado no primeiro andar. “O que esperamos agora é que o acesso ao prédio esteja totalmente desimpedido, para que os serviços possam começar imediatamente e o funcionamento do RU ocorra também o mais breve possível”, explicou.

O RU da UNIR – A obra do RU foi retomada em 2021 após várias paralisações motivadas por diferentes circunstâncias, entre elas a desistência de empresas contratadas por meio de processo licitatório detalhadas a representantes estudantis. Após a retomada, a obra foi entregue à Universidade em abril de 2022. Os processos para aquisição dos equipamentos e mobiliário do RU foram realizados ao longo de 2022 e princípio de 2023, com as entregas pelas empresas sendo realizadas em 2023, destacando nessa etapa o aporte de recursos via Bancada Federal, fundamentais para o reforço orçamentário da instituição para finalmente atingir esse objetivo.

O processo licitatório para contratação de empresa terceirizada para produção da alimentação e gestão do RU foi publicado em 09 de outubro de 2023, tendo sido finalizado com sucesso em 13 de novembro (data de publicação da homologação do pregão), com a empresa Pupo Cozinha Industrial Ltda – que já mantém em funcionamento RUs no Rio de Janeiro (RJ), na Unirio, e em Mossoró (RN), na Ufersa – sendo a vencedora por apresentar, entre as concorrentes, o menor valor para as refeições.

O valor das refeições apresentado pela empresa vencedora ainda será reduzido em 75% por meio de repasses financeiros do orçamento próprio da UNIR. Todos os estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade serão beneficiados (o que não se aplica a servidores da UNIR que sejam também alunos). Terão gratuidade em todas as refeições estudantes com renda de até R$ 200,00 por pessoa da família, cadastrados no Cuca (Cadastro Único para Concessão de Auxílios e Bolsas). Novos cadastros no Cuca poderão ser inseridos em período próprio, entre os semestres 2023.2 e 2024.1.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.