Conclusão de obras é prioridade na UNIR


Publicado em: 06/08/2021 14:43:50.573


A gestão atual da Universidade Federal de Rondônia, UNIR, definiu que a conclusão de obras já iniciadas nas diversas unidades da instituição é prioridade para os próximos anos. Atualmente a instituição tem oito obras consideradas de grande porte em andamento e, de acordo com a reitora Marcele Pereira, somente após a entrega dessas obras para a comunidade acadêmica é que a UNIR poderá avançar para eventuais novas ampliações de sua estrutura física. “As obras já em andamento são de grande importância para os alunos e para o trabalho dos docentes, e para a pesquisa produzida pela nossa universidade. Mas são ações que se estendem há anos, e que agora estamos dando prioridade absoluta para termina-las”, explica a reitora.
Atualmente há obras em conclusão nos campi Rolim de Moura, Cacoal, Ji-Paraná, Ariquemes, Presidente Médici e Porto Velho. Estas obras se encontram em diferentes estágios e, do mesmo modo, são diversos os status de cada uma com relação aos recursos liberados e contratos com empresas responsáveis pela realização dos trabalhos. O pró-reitor de Planejamento da UNIR, professor George Queiroga, explica que as necessidades para a conclusão de cada uma das foram detalhadas ao longo do primeiro semestre de 2021 e, do mesmo modo, busca-se fontes de recursos para seguir com os serviços. “A reitoria tem se empenhado em buscar o apoio da bancada federal de Rondônia e recursos junto ao MEC para as conclusões, além de considerar a atuação junto com outros parceiros”, diz o pró-reitor.
Em Porto Velho as duas principais obras, já em situação avançada para conclusão, são o restaurante universitário, que teve os trabalhos retomados, e o teatro universitário, que exige agora um novo contrato especificamente para a conclusão das instalações elétricas e de climatização. Já nos demais campi da UNIR há obras em Rolim de Moura, com restaurante e clínica veterinária; Cacoal e Ji-Paraná, ambos os campi com restaurante a serem concluídos; e Ariquemes, onde há dois prédios a serem terminados, um praticamente pronto e outro ainda com apenas a infraestrutura e superestrutura.
Segundo a reitora Marcele Pereira, os contatos com representantes de Rondônia no Congresso Nacional tem sido uma constante, e o objetivo principal neste momento é obter os recursos necessários para concluir todas as obras. “Como a universidade não dispõe de recursos orçamentários suficientes para as conclusões, devemos contar com nossos deputados e senadores, e com todos os parceiros possíveis”, reitera a reitora, que ainda nesta semana, entre os dias 03 e 06, estará em Brasília para nova rodada de contatos com esta finalidade.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.