Pesquisa  

A pesquisa na Universidade - indissociável do ensino e da extensão - é o processo de produção de conhecimento científico a partir de procedimentos metodológicos próprios. A pesquisa científica na Universidade contempla todas as áreas do conhecimento humano, resultando na proposição de novos conhecimentos, produtos e inovações científicas e tecnológicas.

No ensino superior, a pesquisa pode ser realizada já na graduação, a partir da Iniciação Científica (Pibic), quando o estudante participa efetivamente de uma investigação proposta por docente-pesquisador e a apresenta em seminários e congressos. Nesta fase da aprendizagem, o estudante também já tem a oportunidade de realizar, sob orientação de um professor, um trabalho científico que se materializa, por exemplo, nos trabalhos de conclusão de curso (TCC), apresentado no final da graduação.

O trabalho de pesquisa continua a ser desenvolvido no âmbito da pós-graduação, quando o estudante acessa um programa de pós-graduação (mestrado ou doutorado), e formula um projeto condizente com uma linha de pesquisa específica do PPG a que está vinculado. A partir do seu trabalho apresenta a proposta, a metodologia utilizada e os resultados obtidos em uma dissertação – no Mestrado – ou em uma tese – no Doutorado.

O trabalho de pesquisa no ensino superior pode ser articulado em dois pontos: tanto pelo pesquisador atuando em sua linha de conhecimento, quanto congregado a grupos, da mesma ou de outras instituições brasileiras e internacionais.                                             Na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), a pesquisa está presente em todos os níveis de formação e tem sua gestão sob responsabilidade da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propesq), que faz a articulação entre os grupos, que realizam a produção de conhecimento em todas as áreas, e as agências de fomento.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.