Publicado em: 05/09/2023 11:05:08
O Grupo de Pesquisa em Gestão do Território e Geografia Agrária da Amazônia (GTGA), do campus de Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), acaba de lançar três publicações referentes ao Simpósio Territorialidades Amazônicas: Educação, Direitos Humanos e Geografia Agrária em Questão, realizado no mês de agosto em Porto Velho.
Com a participação de 94 autores de diferentes instituições de pesquisa, os três produtos do Simpósio foram o livro Territorialidades e Educação Geográfica na Amazônia; o livro Territorialidades Amazônicas: caderno de pesquisas; e a primeira edição do Boletim Informativo do GTGA - Mundo Agrário Amazônico, de agosto de 2023.
Todas as publicações estão disponíveis gratuitamente para download no site do GTGA, no link https://gtga.unir.br/homepage.
Territorialidades e Educação Geográfica na Amazônia – Este é o terceiro livro da Edições Amazônicas, linha editorial do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGG/UNIR), publicada em colaboração com a Temática Editora. O livro reúne 11 capítulos elaborados por docentes, pesquisadores e estudantes da UNIR, UEA, Ufam, Ifro, Seduc/RO e Seduc/MT. Os textos tratam de temáticas focadas na questão agrária e resistências dos povos amazônicos, análises dos territórios e territorialidades da educação na Amazônia.
Territorialidades Amazônicas: caderno de pesquisas – A coletânea reúne 40 capítulos de 76 autores de trabalhos apresentados no Simpósio Territorialidades Amazônicas. Segundo o professor Ricardo Gilson da Costa Silva, coordenador do GTGA e um dos organizadores do livro, “o evento possibilitou diálogos a partir das pesquisas que os participantes compartilharam, permitindo uma leitura horizontal das questões estudadas na Amazônia, principalmente nos estados de Rondônia, Acre e Amazonas”.
O simpósio – o evento foi realizado no período de 2 a 4 de agosto de 2023, no Teatro Banzeiros, em Porto Velho, pelo GTGA/UNIR com apoio do Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça, e com participação de docentes e discentes do IFRO, UEA, UFAM e UFAC. O objetivo foi reunir a comunidade acadêmica, profissionais da educação, pesquisadores, ativistas sociais e comunidade estudantil para analisar e debater as principais dinâmicas territoriais que reconfiguram a Amazônia, que impactam nos direitos humanos e na educação pública. Saiba mais sobre o evento em https://unir.br/noticia/exibir/10517 e https://unir.br/cartao/exibir/99.