Publicado em: 02/08/2023 09:54:50
No período de 2 a 4 de agosto, a Universidade Federal de Rondônia realiza o Simpósio Territorialidades Amazônicas: Educação, Direitos Humanos e Geografia Agrária em Questão, que ocorrerá no Teatro Banzeiros, em Porto Velho. A Conferência de Abertura será proferida pelo professor João Santos Nahum, da Universidade Federal do Pará (UFPA), nesta quarta-feira, a partir das 15h30. O simpósio é aberto ao público em geral, e as inscrições para ouvintes (com certificação) seguem abertas até dia 04/08, na página do evento: https://www.even3.com.br/simposio-territorialidades-amazonicas/.
O objetivo do simpósio é reunir a comunidade acadêmica, profissionais da educação, pesquisadores, ativistas sociais e comunidade estudantil para analisar e debater as principais dinâmicas territoriais que reconfiguram a Amazônia, que impactam nos direitos humanos e na educação pública. As mesas de diálogos serão compostas por pesquisadores da UNIR, UFPA, UFAM, UFAC, Seduc/RO e ativistas sociais (indígenas, extrativistas e camponeses).
De acordo com a programação (Acesse aqui), na sexta-feira (04/08), às 17h30, será lançado o livro “Territorialidades e Educação Geográfica na Amazônia”, de autoria dos pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Gestão do Território e Geografia Agrária da Amazônia (GTGA) da UNIR, que promove o evento com apoio do Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça, e com participação de docentes e discentes do IFRO, UEA, UFAM e UFAC.
O evento compõe o conjunto das ações de projetos de pesquisas financiados pela Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (FAPERO).