Educação Física da UNIR é bicampeã nos jogos universitários estaduais


Publicado em: 29/08/2022 17:09:06


A Associação Atlética Esmagadora, uma equipe esportiva formada por acadêmicos do curso de Educação Física da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), consagrou-se bicampeã geral dos Jogos da Juventude Universitária de Rondônia (Jojuro) 2022 – competição promovida pelo governo do Estado por meio da Sejucel.

Os jogos aconteceram ao longo do mês de agosto, no Ginásio Cláudio Coutinho e no Ginásio Fidoca, em Porto Velho, com a disputa de três modalidades esportivas: voleibol, handebol e futsal, nas categorias feminina e masculina. Diversos atletas e Associações Atléticas de diferentes cursos da UNIR participaram da competição, alcançando resultados importantes em todas as modalidades.

A Atlética Esmagadora, bicampeã geral do Jojuro, venceu em quatro modalidades diferentes, obtendo a 1° colocação no handebol feminino, 2ª colocação no voleibol e no futsal feminino e 3ª colocação no futsal masculino. Já a Atlética Furiosa, composta por estudantes dos cursos de Química, Biologia, Física e Matemática da UNIR, foi a 1º colocada no voleibol masculino, enquanto a Atlética Predadora, do curso de Medicina, foi a 2ª colocada na modalidade handebol masculino. Também participaram das disputas a Atlética Demolidora (cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica), a Atlética Macabra (cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas), a Atlética Perversa (curso de Direito) e a Atlética Atlas (cursos de Arqueologia, Biblioteconomia, Geografia e Jornalismo).

Para o coordenador de Esporte e lazer da UNIR, professor Daniel Delani, o envolvimento dos estudantes nas atividades esportivas e de lazer os ajuda a encarar a rotina diária e os desafios da vida acadêmica de forma mais leve. “Competições como esta permitem a integração e a socialização dos atletas da UNIR com atletas e estudantes de outras Instituições de Ensino Superior do Estado de Rondônia, e representar a UNIR em competições dessa natureza enriquece a identidade pessoal e coletiva dos acadêmicos, além de contribuir positivamente para qualidade de vida dessa população”, comenta Delani.

A fim de incentivar a prática de atividades esportivas e estimular a participação dos alunos da UNIR em eventos como este, a Universidade contribui com a compra e distribuição de materiais e equipamentos de esporte e lazer às Associações Atléticas e com o auxílio participação em eventos, para os atletas em situação de vulnerabilidade socioeconômica que representam a universidade em competições esportivas.

Política de Esporte e Lazer - Atualmente a UNIR trabalha na elaboração da sua Política de Esporte e Lazer, um documento que definirá as diretrizes que a Universidade deverá seguir nas ações internas nessas duas áreas. Esta ação pretende ampliar as estratégias de apoio e fomento ao esporte universitário e sua minuta está disponível para receber contribuições da comunidade acadêmica e em geral até o dia 22/09/22 (Saiba mais aqui).

Jogos da Juventude Universitária de Rondônia - O Jojuro tem como premissa trazer interação e apoio ao movimento das atléticas em Rondônia, com fins educativos e competitivos para possibilitar a identificação de talentos desportivos entre a juventude rondoniense, mas também enquanto atividade cultural e esportiva, para que os estudantes dos mais variados cursos e instituições de ensino superior possam participar de atividades extracurriculares.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.