Publicado em: 24/04/2013 10:36:57.106
O Estado de Rondônia ficou em 2º lugar nacional, no processo de mobilização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – edição 2012, com o tema “Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza”, graças à rede de voluntariado (professores e líderes comunitários), que compõe ou colabora com o projeto de extensão Acqua Viva Rede UNIR (AVRU). O AVRU é um programa de extensão da Fundação Universidade Federal de Rondônia, criado institucionalmente em 2002 e coordenado pela professora doutora Catia Zuffo. O programa atua na maioria dos municípios do Estado.
O X Encontro Estadual de Representantes dos Centros de Difusão do Acqua Viva REDE UNIR (EERAVRU)foi realizado nas dependências da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária de Ji-Paraná, que cedeu o auditório e alojamentos entre os dias 19 e 21 de abril de 2013.
O encontro teve como finalidade a realização de uma oficina para avaliação dos resultados alcançados através da Semana C&T/2012 e o debate, objetivando encontrar novas estratégias para a edição 2013, uma vez que uma das ações desta rede, desde 2005, é desenvolver atividades com as temáticas propostas a cada ano, pela coordenação nacional do evento, que é ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A programação foi intensa, os representantes de 20 Centros de Difusão presentes ao X EERAVRU participaram de rodas de conversa, palestras e um minicurso sobre “O uso de Tecnologias e Ferramentas para o Desenvolvimento de Atividades on line”, ministrada pelaprofessora especialista Telma Medeiros (EEEFM Heitor Vila Lobos - CD Ariquemes). “A repercussão foi tão positiva que os participantes solicitaram mais capacitações com temas complementares, em outras oportunidades”, comemorou a coordenadora do AVRU, professora Catia Zuffo.
Durante o evento, houve apresentação das atividades desenvolvidas pelos Centros de Difusão que, devido às peculiaridades de formação e atuação tanto em escolas quanto em comunidades, sempre proporcionam uma enriquecedora troca de experiências entre os presentes. Dos temas abordados, destacaram-se na temática: a economia verde e a agroecologia (Ministro Andreazza); na erradicação da pobreza, iniciativas pela melhoria da qualidade de vida e promoção da saúde (Ji-Paraná e Cacoal); e com maior ênfase, a sustentabilidade, seja com ações educativas e práticas em escolas e comunidades relacionadas à preservação (São Miguel) e recuperação de APPs e matas ciliares (Alta Floresta, Alto Alegre dos Parecis, Tarilândia, Nova Califórnia, Novo Horizonte), como na produção de lixo, coleta seletiva e reciclagem de materiais (Nova Brasilândia, Seringueiras, Porto Velho e Guajará-Mirim), entre outros.
A AVRU desenvolveu mais de 5 mil atividades na Semana C&T/2012 e superou as expectativas da própria coordenação da rede. Para a edição 2013 da Semana C&T o tema será “Ciência, Saúde e Esporte”.
“Agradecemos o empenho de todos e informamos que gradativamente estão sendo providenciados e entregues os certificados de participação no evento. A mobilização, além de produzir bons frutos entre nós, ajuda a elevar a imagem do Estado de Rondônia em nível nacional”, enalteceu Catia Zuffo.