Docente da UNIR é autora de prefácio e posfácio da obra Diário de Bordo, de Cecília Meireles


Publicado em: 19/07/2016 09:29:11.604


\"\" 
Autora: Cecília Meireles
Apresentação: Alberto da Costa e Silva
Ilustrações: Fernando Correia Dias
Prefácio e Posfácio: Jussara Pimenta

 

            A docente do Departamento de Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), professora doutora Jussara Santos Pimenta, é autora do prefácio e posfácio da obra Diário de Bordo, de Cecília Meireles, recém-publicada pela Global Editora.
Sobre a obra
            A bordo do navio “Cuyabá”, rumo a Lisboa, a poeta e educadora Cecília Meireles partiu para um programa de conferências literárias e pedagógicas a convite da poeta portuguesa Fernanda de Castro. Durante o percurso, produziu 22 crônicas de viagem que foram publicadas, de 21 de setembro a 12 de outubro de 1934, na coluna “Crônicas Semanais” do Suplemento Literário do jornal carioca “A Nação”.

\"\"

            As crônicas foram ilustradas pelo artista plástico luso-brasileiro Fernando Correia Dias, primeiro marido de Cecília, que a acompanhou na viagem, parceiro em revistas literárias como Árvore Nova, Terra de Sol e Festa e em periódicos como Diário de Notícias, A Manhã e A Nação. O livro apresenta a íntegra das crônicas publicadas no jornal A Nação, os bicos de pena que ilustram as crônicas bem como aquarelas que o pintor produziu durante a travessia
            A introdução do Diário de Bordo é realizada por Alexandre Carlos Teixeira, neto de Cecília, que faz uma breve contextualização da importância de Correia Dias e de sua relevante contribuição para as artes gráficas no Brasil.
      A obra traz, ainda, a apresentação do diplomata, poeta e historiador brasileiro Alberto da Costa e Silva, que se refere à aventura dos 22 dias e o fascínio que o céu e o mar imprimiram na alma dos dois artistas.
Doutorado
            As crônicas presentes no livro também foram objeto da tese de doutorado da professora Jussara Santos Pimenta, defendida na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com Estágio de Doutorado na Universidade de Lisboa, em 2008.  O estudo permitiu, em articulação com a produção do conhecimento histórico sobre a trajetória da poeta, jornalista e educadora Cecília Meireles, entrever diferentes facetas do movimento da Escola Nova no Brasil e em Portugal.
Clique aqui
e aqui para saber mais sobre a obra Diário de Bordo.
Imagens: Global Editora