PROCEA divulga a cerimônia de abertura do Projeto Taekwondo Especial: formando cidadão no esporte e na vida


Publicado em: 03/05/2016 15:04:47.852


\"\"   A Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em parceria com a Associação Pestalozzi, divulga a cerimônia de abertura do Projeto Taekwondo Especial: formando cidadão no esporte e na vida, no dia 5 de maio de 2016, às 8h, na Associação Pestalozzi.
   O projeto, coordenado pelo professor João Bernardino Neto, da PROCEA, através do trabalho voluntário do mestre Frank Lopes, demonstra a prática do taekwondo para alunos com deficiência mental.
   O projeto, composto por aulas da arte marcialna modalidade de Taekwondo, é destinado a crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência intelectual e será desenvolvido na própria associação Pestalozzi. 

   O professor e coordenador do projeto destaca que dentre os vários benefícios da modalidade, o Taekwondo pode auxiliar também no emagrecimento, pois a obesidade é um fator que propicia o desenvolvimento de doenças cardíacas, hipertensão arterial, acidentes vasculares cerebrais, diabetes. Muitas crianças e adolescentes com deficiência intelectual estão com sobrepeso e/ou obesos. Outro ponto importante é que a prática regular de exercícios aeróbicos, característicos do Taekwondo, promove a liberação de endorfinas, substâncias que atuam como analgésicos naturais, além de combater o estresse, a depressão e a ansiedade.
   A Associação Pestalozzi de Porto Velho é uma instituição filantrópica que há 36 anos oferece atendimento clínico e educacional a pessoas com deficiência. Atualmente com 200 alunos portadores de deficiência mental, a associação se mantém através de doações e projetos assistenciais de captação de recursos. De acordo com a presidente da instituição, Margarida Maria de Paula Rocha, “esta é uma ação muito positiva, pois vem beneficiar através das práticas do esporte a educação inclusiva”.
   “O objetivo do programa é levar os ensinamentos das artes marciais, em parceria com outras instituições e das diversas modalidades existentes. Será realizado um trabalho de extensão, implantando também o projeto junto aos outros campi da UNIR”, afirma o professor e coordenador do projeto João Bernardino Neto.

\"\"