Publicado em: 21/03/2016 09:23:32.518
A ex-aluna da segunda turma (2014/15) do Mestrado Profissional em Ensino em Ciência da Saúde e docente do Departamento de Medicina da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Ivanice Fernandes Barcellos Gemelli, sob a orientação do professor doutor Edson dos Santos Farias e com a colaboração do professor doutor Orivaldo Florêncio de Souza da Universidade Federal do Acre (UFAC), teve artigo publicado no periódico internacional Journal of Pediatric and Adolescent Gynecology - ISSN 1083-3188, DOI: 10.1016/j.jpag.2016.02.011.
O título do artigo publicado é Age at Menarche and its Association with Excess Weight and Body Fat Percentage in Girls in the Southwestern region of the Brazilian Amazon (Idade da menarca e sua associação com excesso de peso e percentual de gordura corporal em meninas na região sudoeste da Amazônia brasileira). O artigo pode ser consultado pelo sítio eletrônico http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed.
Relevância da Pesquisa
Para o professor doutor Edson dos Santos Farias, a publicação do artigo científico em periódico internacional assume grande relevância não somente para seus autores, mas para a UNIR, bem como para o Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciência da Saúde. “O resultado de uma pesquisa nacional, na região amazônica, acrescentará de maneira significativa aos conhecimentos atuais da comunidade científica e divulgação de novas descobertas para a ciência. O tema abordado nesta publicação é inédito na região norte do Brasil”, explicou o docente.
“O reconhecimento de um trabalho cientifica incrementa a motivação para os autores e para novos pesquisadores executarem projetos e pesquisas, de uma maneira especial nessa região ainda deficiente em estudos aceitos para publicações em periódicos internacionais”, finaliza Farias.