Publicado em: 18/02/2016 09:38:38.095
O Departamento de Artes da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio do Programa de Extensão Universitária IntegrArte, abre inscrições para os projetos de extensão Coral “Porto em Canto” e Oficina Teatral “Processos e Criação em Grupo”, esta última ligada ao Grupo Peripécias de Teatro Universitário. Todas as atividades são gratuitas e contam com apoio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA), por meio do Programa Institucional de Bolsas de Extensão e Cultura (PIBEC).
As inscrições estão abertas até 11/03/2016. Os interessados podem se inscrever:
- pela internet, enviando e-mail para integrarte@unir.br, destacando no campo assunto “Coral” ou “Oficina teatral” e preenchendo a mensagem com os dados: nome completo, RG, data de nascimento, e-mail, telefone e endereço; ou
– por meio de formulário físico, na portaria da UNIR Centro, Av. Presidente Dutra, 2965, Centro, Porto Velho (RO), das 9h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Veja a seguir os detalhes sobre cada um dos projetos de extensão e seus respectivos processos seletivos:
Coral
A UNIR possui um rico passado em música, tendo o prédio da UNIR Centro, no coração de Porto Velho, como o espaço de realização de suas atividades, potencializando a vivência e a inclusão artística em nossa sociedade. As regentes Cristina Neuvock e Silvia Regina Fernandes das Neves marcaram suas presenças nessa história promovendo ensaios e apresentações regulares de corais na UNIR, bem como atividades de musicalização para a comunidade.
Essas ações tiveram importância fundamental para o andamento dos acontecimentos acadêmicos que resultaram na criação do primeiro Curso de Música em uma Instituição de Ensino Superior de Rondônia.
Agora, no início de 2016, o Curso de Música da UNIR, através do Programa de Extensão Universitária IntegrArte, abre as inscrições para a seleção do Coral adulto Porto em Canto, sob regência da professora Ezenice Bezerra. São quarenta vagas ao total, distribuídas entre os naipes: soprano, contralto, tenor e baixo. Os candidatos devem ter a partir de 18 anos.
Os ensaios do Coral Porto em Canto acontecerão às segundas e quintas-feiras, das 18h às 20h, no Laboratório de Prática Coral (Sala do Piano), no Prédio da UNIR Centro, Av. Presidente Dutra 2965, Centro, Porto Velho (RO). 
O edital de seleção pode ser conferido na íntegra na página do IntegrArte (www.integrarte.unir.br). A seleção constará de Teste de Habilidades Específicas, em que ocandidato deverá cantar uma canção de livre escolha que demonstre sua afinação, ritmo, timbre e articulação, cantado com acompanhamento instrumental ou play back.
O local, data e horário do THE será divulgado na página do IntegrArte e afixada fisicamente na UNIR Centro no dia 15/03/2016. O resultado final da seleção para o Coral Porto em Canto será divulgado até o dia 30/03/2016.
Oficina Teatral
A etapa 2016 da oficina teatral “Processo e Criação em grupo”, sob orientação dos professores Adailtom Alves e Alexandre Falcão, é voltada para jovens a partir de 16 anos com ou sem experiência na área.
As turmas anteriores da oficina produziram o “Exercício Cênico nº1: A Cidade” (2014) e a breve cena “Sobre Remansos e Barrancos” (2015), ambas criações coletivas inéditas, além da intervenção cênica “Lista de pequenas coisas”, também em 2015, a partir da poesia homônima de Elizeu Braga. As produções oriundas da oficina foram apresentadas na UNIR Centro, no Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, na Comidaria Azul com Laranja e no Campus da UNIR Vilhena, no Festival Amazônico de Monólogos e Cenas Breves, realizado pelo grupo Wankabuki.
Neste semestre, serão trabalhados exercícios de criação artística a partir de textos dramatúrgicos previamente selecionados e propostos pelos professores. Esta nova etapa de atividades terá uma carga horária expressiva: 108 horas, permitindo um aprofundamento na linguagem teatral. O processo seletivo tem início no dia 15 de março e os encontros serão realizados sempre às terças e às sextas, das 19h às 22h, na UNIR Centro (av. Pres. Dutra, 2.965).
Serão abertas 20 vagas para a oficina e haverá um processo seletivo que levará em conta a disponibilidade dos candidatos para o jogo teatral, a qualidade do trabalho em grupo e o interesse e envolvimento com as temáticas de trabalho propostas. Em 2015, o processo seletivo foi disputado, contando com quase 100 inscritos para 20 vagas. 
Para mais informações, entrar em contato com a produtora cultural responsável, Patrícia Pessoa, através do telefone (69) 9947-6800.