Publicado em: 03/12/2015 17:18:19.764
A reitora da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), professora doutora Maria Berenice Alho da Costa Tourinho, participou na terça-feira, 2, da Sessão Solene de entrega do Título de Cidadão Honorário ao professor doutor José Dettoni.
A abertura da solenidade foi realizada pelo proponente da homenagem vereador Júnior Siqueira e teve na composição da mesa o professor doutor José Dettoni; os seus filhos, Jovanir Dettoni e Josenir Dettoni; o vice-presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, Cláudio Hélio de Sales (Cláudio da Padaria); o vereador Edmo Ferreira (Dimdim); a professora doutora Maria Berenice Alho da Costa Tourinho e a diretora de ensino da Faculdade São Lucas, professora Hélia Rocha.
A reitora da UNIR enfatizou a importância do Título de Cidadão Honorário ao professor doutor José Dettoni, pois ele ajudou a consolidar a educação superior no Estado de Rondônia e principalmente no município de Porto Velho. “Devemos ter para com o senhor, além de reverenciá-lo pelo momento, gratidão, uma pessoa que continua contribuindo com o nosso Estado e sobretudo com a educação superior no Brasil. O professor foi o primeiro reitor eleito, isso significa um marco histórico e político-administrativo na nossa Universidade”.
José Dettoni
Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (1971), graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Conceição (1962), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1983) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991). Atualmente é diretor acadêmico da Faculdade São Lucas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia da educação, personalismo, estética e arte. Primeiro reitor eleito na UNIR.