Projeto de pesquisa entre instituições brasileiras e a Université Quisqueyá no Haiti tem a participação de docente da UNIR


Publicado em: 30/11/2015 15:11:30.769


   A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi/MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), divulgaram o resultado final do Edital Secadi/Capes No. 02/2014, que trata de seleção de projetos conjuntos de pesquisa entre instituições brasileiras e estrangeiras com modalidades de Graduação Sanduíche e Doutorado Sanduíche. O Edital é uma ação do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento.
   Dentre os projetos contemplados no referido Edital, destaca-se o projeto Encontro do Brasil com Haiti: Reconstrução, Migração e Negritude nas Américas, coordenado pela professora Doutora Renata de Melo Rosa, do Centro Universitário de Brasília/UniCEUB, em conjunto com a Université Quisqueyá, do Haiti.
     O Projeto conta com docentes de várias instituições do Brasil e do exterior, e a Fundação Universidade Federal de Rondônia é uma das participantes, sendo representada pela professora Doutora Marília Lima Pimentel Cotinguiba, do Departamento de Línguas Vernáculas (DLE), que atua na modalidade de Coordenadora Associada nessa ação.
   O Projeto Encontro do Brasil com Haiti: Reconstrução, Migração e Negritude nas Américas visa, dentre outras ações, fomentar o intercâmbio entre graduandos e doutorandos do Brasil e do Haiti com vistas a compartilhar os desafios comuns à juventude negra das Américas; propor soluções conjuntas de superação dos principais problemas detectados; e realizar um projeto de reconstrução do Institut National de Administration, Géstion et Haute Études Internationales (INAGHEI), parte da Université DÉtat Dhaiti, que desde o terremoto de 2010 não oferece mais aulas de graduação aos estudantes haitianos.
    “É de suma importância para a UNIR a aprovação desse projeto, para o fortalecimento dos grupos de pesquisa, do Mestrado Acadêmico em Letras e da Universidade com um todo. Valeu a pena os esforços envidados para a elaboração do projeto”, destacou a professora Marilia Pimentel.
Na equipe, dentre outros pesquisadores, fazem parte, além da coordenadora professora doutora Marília Lima Pimentel Cotinguiba (DLE/UNIR), o professor doutor Élcio Aloisio Fragoso (DLE)/UNIR), o pesquisador mestre Geraldo Castro Cotinguiba (doutorando do programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da UNIR) e os acadêmicos Maquézia Suzane Furtado dos Santos, Washington Luiz dos Santos Assis e Angélica Paixão dos Santos.
    A publicação do resultado final da seleção de propostas de projeto conjunto de pesquisa foi realizada no Diário Oficial da União (DOU) nº 218, seção 3, página 60, de 16/11/2015 epode ser acessada aqui.