Publicado em: 12/04/2019 08:27:42.465
O “Congresso de Formação Docente: diálogos entre a pós-graduação e a graduação”, primeiro evento realizado conjuntamente pelo Departamento Acadêmico de Ciências da Educação (DACE) daUniversidade Estadual de Maringá (UEM) e o Campus de Guajará-Mirim da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), marcou com sucesso o início de uma nova fase na relação entre as duas instituições, que começou em 2016 com o Doutorado Interinstitucional(DINTER) em Educação, ofertado pela UEM à UNIR naquela cidade.
O evento, que se realizou de 2 a 5 de abril, contou ainda em sua realização com a parceria da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e a Pesquisa do Estado de Rondônia (FAPERO), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Meio Ambiente (GEDUMA), reunindo mais de 400 participantes, entre acadêmicos e egressos da UNIR, docentes das redes estadual e municipal, além da comunidade em geral.
A programação se constituiu de conferências, mesas redondas e cursos ministrados por mestres e doutores da UEM e da UNIR, bem como da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), da Universidade de Taubaté (UNITAU), e abordou temas diversificados, como educação ambiental, políticas públicas da educação, gestão escolar, relação família e escola, diversidade e gênero, formação docente, entre outros.
Pesquisadores e estudantes tiveram também a oportunidade de apresentar pesquisas por meio de exposição de banner, contando com a apreciação dos mestres e doutores, que se surpreenderam com a qualidade da produção cientifica local. Com avaliação muito positiva de todos os participantes e organizadores, o evento superou as expectativas, sobretudo pela adesão da comunidade e a participação em toda a programação.
“Enriqueceu as discussões e possibilitou trocas de experiências; com certeza, um espaço de aprendizagem mútua a todos os que estiveram presentes”, avalia o professor George Queiroga Estela, diretor do Campus de Guajará-Mirim. Acrescentando que “a intenção é que a parceria entre UNIR e UEM continue através de novos projetos que possibilitem maior interação entre as duas instituições”.