Curso de Medicina da UNIR participa do Ação Global 2012


Publicado em: 07/05/2012 05:32:47.394


Neste sábado (05) foi realizado a 19º edição do Projeto Ação Global, o qual ofereceu serviços gratuitos nas áreas de saúde, cidadania, esporte e educação. O evento contou com a participação de centenas de voluntários, entre eles cerca de 50 alunos e professores do curso de medicina da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Desta maneira, o Centro Acadêmico de Medicina – CAMUFRO, vem por meio desta nota, agradecer a todos os alunos e professores que possibilitaram a nossa primeira participação no evento do Ação Global em Porto Velho.

Os alunos divididos em equipes abordaram temas com as Ligas de Psiquiatria (LAPSRO), que trabalhou com educação em saúde sobre síndromes psiquiátricas como a bi-polaridade e Transtorno Obsessivo Compulsivo. ALiga de Oncologia (LACOR) repassou informações sobre o câncer de colo de útero e o câncer de próstata. A Liga de Anatomia (LANARO) informou a população sobre a correlação de manifestações clínicas com áreas anatômicas do corpo humano.

 Além de todas essas atividades o grupo PET de Vigilância Epidemiológica alertou sobre a forma de contaminação, sintomas e tratamento da hanseníase e da tuberculose. O PET de Prevenção Clínica de Doenças Cardiovasculares, Cerebrovascular e Renal Crônica, com a colaboração da Sociedade Brasileira de Cardiologia, apresentou o projeto “Eu sou doze por oito” que ofereceu serviços de verificação de pressão, peso, altura e cintura abdominal; além de educar sobre os fatores de riscos para Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial Sistêmica e Dislipidemia.

O evento ocorreu das 9 até as 17 horas de sábado (05) e foi um sucesso. Os elogios e agradecimentos de várias autoridades presentes são méritos de todos que possibilitaram que o evento ocorresse. O CAMUFRO agradece a colaboração e reforça o convite para que o curso de medicina venha participar das próximas edições com promoção e prevenção à saúde e atendimento clínico da população.

"Há mais de dez anos a Medicina da UNIR vem servindo a população rondoniense de maneira gratuita e com qualidade. Desta forma, hoje nos sentimos novamente realizados ao atuar junto a sociedade Portovelhense", destacou o Presidente do CAMUFRO João Fernandes de R. Dias.