UNIR abre inscrições para vagas remanescentes no programa PET-Saúde Clima


Publicado em: 11/08/2026 11:47:03


A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) abriu inscrições para preenchimento de vagas remanescentes de alunos (edital aqui) e de preceptores e orientadores (edital aqui) para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde ClIMA). A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e integra o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), que busca fortalecer a integração entre ensino, serviço e comunidade, promovendo ações voltadas ao enfrentamento das emergências climáticas e ambientais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Vagas e inscrições - Nesta etapa, são ofertadas 3 vagas remanescentes para estudantes de Jornalismo e 3 vagas para estudantes de Geografia, além de 7 vagas para preceptores e 3 vagas para orientadores. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente de forma on-line, por meio de formulário eletrônico específico para cada categoria, disponível nos links abaixo, até o dia 12 de agosto de 2026.

O que é o PET - Saúde? O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, que fortalece a integração entre as instituições de ensino e o Sistema Único de Saúde (SUS). O programa possibilita que estudantes desenvolvam atividades práticas nos serviços de saúde, contribuindo para a melhoria da assistência à população por meio de projetos voltados às necessidades reais dos territórios. 

Edital para alunos
Inscrições:  Até 12 de agosto de 2026, exclusivamente por formulário eletrônico (acesse aqui).
Vagas: 6 vagas - 3 vagas para Jornalismo (Comunicação Social) e 3 para Geografia
Público de interesse Estudantes de graduação presencial da UNIR regularmente matriculados nos cursos contemplados pelo edital: Geografia e Jornalismo

Edital para preceptores e orientadores de serviço
Inscrições:  Até 12 de agosto de 2026, exclusivamente por formulário eletrônico (acesse aqui)
Vagas: 10 vagas - 7 para preceptores e 3 para orientadores de serviço
Público de interesse
  • Preceptor: profissionais do SUS com graduação na área da saúde, vinculados à rede da Semusa, Sesau-RO ou a Agevisa-RO;
  • Orientador: profissional/trabalhador da saúde ou ator social com experiência em supervisão em campo e atuação relacionada à equidade em saúde ou determinantes socioambientais. São três perfis: Atenção Primária ribeirinha/fluvial e controle social; vigilância ambiental e emergências climáticas; ou vínculo com movimentos e organizações indígenas, ribeirinhas ou quilombolas.

Fonte: UNIR