Ações pela qualidade da água no Campus de Porto Velho, e suspensão de atividades até o dia 02/10, quinta-feira


Publicado em: 26/09/2025 14:54:39


A Universidade Federal de Rondônia, UNIR, vem a público se manifestar e comunicar à comunidade universitária e à sociedade em geral acerca das razões para suspensão de atividades presenciais no Campus de Porto Velho, e sobre as providências que estão em curso para que seja garantida qualidade da água distribuída no Campus e ocorra a plena retomada das atividades.

O que levou à suspensão das atividades:

- A Diretoria Administrativa do Campus de Porto Velho (DAC-PVH) solicitou no dia 19 de setembro, sexta-feira, laudo sobre a qualidade da água distribuída no Campus. As coletas foram realizadas em dois reservatórios (ao lado do prédio 1F, e no Restaurante Universitário) no dia 22/09, segunda-feira;

- O serviço de análise da qualidade da água nas unidades da UNIR é previsto no contrato firmado com a empresa Summus Terceirizações Ltda., com realização semestral ou de acordo com demandas apresentadas pela Universidade;

- Os resultados das análises foram entregues à DAC-PVH no dia 23 de setembro, terça-feira, ambos indicando que os parâmetros encontrados estavam em “CONFORMIDADE” para o consumo;

- No início da tarde do dia 24 de setembro, quarta-feira, a empresa encaminhou novos laudos retificando os resultados, agora indicando a “DESCONFORMIDADE” para o consumo;

- Diante do novo laudo a DAC-PVH, com o objetivo de preservar a saúde da comunidade universitária, e dentro de suas competências, por precaução suspendeu as atividades presenciais no Campus de Porto Velho a partir das 18h do dia 24 de setembro, até o sábado, dia 27 de setembro;

O que está sendo feito:

- Uma vez que foram apresentados, no intervalo de 24 horas, laudos discrepantes sobre a qualidade da água no Campus, novas amostras de água foram coletadas, no dia 25 de setembro, quinta-feira, em todos os reservatórios, desta vez por uma segunda empresa para novas análises;

- No dia 26 de setembro a DAC-PVH, com o objetivo de garantir os índices necessários para a qualidade da água, está instalando em todos os reservatórios do Campus equipamentos de tratamento de água, cloradores automáticos, trabalho que será finalizado até o início da próxima semana;

- A DAC-PVH está realizando vistorias nos reservatórios a fim de verificar a necessidade de novas higienizações destes equipamentos;

- Um cronograma de análises e reanálises da água no Campus foi estabelecido para acompanhamento até que haja a plena conformidade dos índices à legislação vigente, e será mantido de modo permanente;

- Com o objetivo de garantir qualidade da água consumida por toda a comunidade universitária, análises de qualidade serão realizadas em todos os campi da UNIR, e equipamentos automáticos de tratamento serão instalados sempre que constatada esta necessidade.

Diante deste cenário, a Reitoria da Universidade Federal de Rondônia, com a necessária precaução que a situação requer, e diante da mais absoluta preocupação em preservar a saúde da comunidade universitária mantém, excepcionalmente:

-A suspensão das atividades presenciais no Campus de Porto Velho até o dia 02 de outubro, quinta-feira;

- Autorização extraordinária para realização de aulas remotas, com apoio de tecnologias da informação e comunicação, até o dia 02 de outubro, quinta-feira;

- Eventuais necessidades de acesso ao Campus para atividades que não possam ser temporariamente suspensas ou realizadas de modo remoto devem ser informadas à DAC-PVH para garantia de acesso e condições de permanência, pelos seguintes canais: dac.pvh@unir.br e (69) 98115-0020 (WhatsApp).

O cenário enfrentado neste momento no Campus José Ribeiro Filho é histórico na UNIR, com infraestrutura que apresenta problemas crônicos, em especial no abastecimento de água, que é inteiramente realizado pela Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd). Além de interrupções no abastecimento ao Campus, a rede de distribuição interna apresenta problemas que têm sido contornados ao longo dos anos, são de conhecimento da gestão universitária e estão recebendo a atenção necessária a fim de que sejam solucionados em definitivo. Ao mesmo tempo os reparos de urgência para a manutenção do abastecimento e qualidade da água são mantidos.

Por serem estes os fatos, a UNIR reitera que os canais de contato para a apresentação de reclamações, denúncias e relatos de problemas na qualidade da água e distribuição, e outras questões, estão permanentemente abertos: dac.pvh@unir.br (DAC-PVH); ouvidoria@unir.br (Ouvidoria); Fala.br (Fala BR); e o Sistema de SOS da UNIR.

É de fundamental importância que todas as situações sejam comunicadas formalmente para que as providências sejam tomadas, e para que se evite a circulação de boatos que confundem estudantes e servidores, e o conjunto da sociedade acerca das demandas e questões que de fato afetam a UNIR e as pessoas que diariamente circulam por seus espaços.

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