Abertas inscrições para novas adesões ao Cuca, Cadastro Único à Concessão de Auxílios


Publicado em: 29/05/2024 18:07:42


FEED (13) A Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) abriu chamada pública para novas adesões ao Cadastro Único à Concessão de Auxílios, o Cuca. As inscrições devem ser realizadas de 29 de maio a 9 de junho de 2024, via Sistema Sigaa/UNIR.

Esta chamada é apenas para novas adesões dos estudantes de graduação da UNIR ao Cuca. Sendo assim, os acadêmicos que já tiveram seu cadastro validado anteriormente não precisam realizar nenhum procedimento adicional, uma vez que o cadastro tem validade de dois anos e continuará sendo considerado para futuras concessões de auxílios e bolsas.

A equipe multidisciplinar da Procea dará prioridade à análise socioeconômica dos estudantes ingressantes no semestre 2024.1 e àqueles que não submeteram cadastro para análise anteriormente.

Cuca - O Cadastro Único para Concessão de Auxílios é um banco de dados dos pareceres socioeconômicos dos estudantes, que são utilizados nos processos seletivos de concessão de auxílios e bolsas pela Procea. Atualmente, é a única forma de acesso dos acadêmicos a esses programas da assistência estudantil da UNIR. Dessa forma, os alunos dos cursos de graduação presenciais interessados no recebimento dos auxílios e bolsas devem, obrigatoriamente, realizar o cadastro até 9 de junho de 2024.  

Somente com o cadastro validado no Cuca é que os estudantes poderão concorrer ao recebimento dos auxílios Acadêmico; Alimentação; Creche; Moradia; Transporte; Participação Discente em Eventos; e das bolsas de Monitoria Especial; Extensão - Ação Afirmativa; Cultura - Ação Afirmativa; Esporte e Lazer - Ação Afirmativa; e Apoio de Acessibilidade e Inclusão.

Adesão - A adesão ao Cuca ocorre exclusivamente via Sistema Sigaa/UNIR. O acadêmico deverá buscar o menu “Bolsas”, depois “Cadastro Único” e “Aderir”.

Depois disso, as etapas da adesão são as seguintes:

1) preenchimento do formulário socioeconômico no Sigaa;

2) cadastro dos integrantes do grupo familiar;

3) informe da renda bruta mensal de cada familiar e

4) inserção da documentação comprobatória solicitada na chamada pública, onde estão descritas detalhadamente todas as etapas e listados os documentos necessários para adesão ao Cuca.

Neste link (clique aqui) estão disponíveis a íntegra da chamada pública; a relação de documentos necessários; o passo a passo para adesão ao Cuca e demais sistemas necessários (Sou.Gov e Lattes); entre outras orientações gerais sobre o procedimento de inscrição.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.