Consun aprova moção de apoio à greve nacional dos servidores docentes e técnicos das universidades federais


Publicado em: 15/05/2024 12:52:44


O Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) aprovou na última segunda-feira (13), por meio do Ato Decisório nº 6/2024, uma moção de apoio à greve nacional dos servidores docentes e técnicos administrativos das universidades federais, iniciada em 15 de abril de 2024. O texto da moção é reproduzido na íntegra abaixo.

Moção de apoio à greve nacional dos servidores docentes e técnicos das universidades federais

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), considerando deliberação em sessão ordinária realizada em 16 de abril de 2024, manifesta sua solidariedade e apoio às reivindicações da luta dos/das docentes e das servidoras e dos servidores técnicos administrativos em educação (TAEs) de todo o país e, em especial, da UNIR, com isto defendendo o respeito institucional ao direito de greve garantido pelo artigo 9º da Constituição Federal de 1988.

A recomposição salarial é uma urgência na carreira docente e o combate aos cortes orçamentários e financeiros igualmente, dado que em Rondônia, a UNIR vem sofrendo com falta de recursos para investimento efetivo na melhoria substancial das condições de trabalho, tornando-se dependente de soluções que deveriam ser eventuais, a partir de Emendas Parlamentares.

No caso específico dos Departamentos que abrigam os Cursos da UNIR, a falta de técnicos obriga os docentes a uma carga excessiva de tarefas e funções administrativo-executivas que ameaçam a saúde física, mental e condições efetivas de responder as metas finalísticas da Instituição no que tange ao Ensino de qualidade, Pesquisa e Extensão. Do mesmo modo, sobrecarregam as poucas equipes administrativas existentes.

Essa melhoria exige uma ampliação efetiva dos recursos financeiros para a Instituição e para reconstituição do poder aquisitivo dessa importante categoria de trabalhadores e trabalhadoras da Educação Superior. É necessário ampliação de vagas e concursos públicos (especialmente para contratação de técnicos administrativos) e recomposição de cargos e funções como as Funções Gratificadas (FGs) e Funções de Coordenação de Cursos de Graduação e Pós-Graduação (FCCs), de forma a garantir a melhoria das atividades relacionadas aos cursos de graduação e pós-graduação.

Sendo assim, o CONSUN reforça seu apoio ao movimento, sendo a vitória um benefício coletivo.

Conselho Universitário da UNIR

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.