Revista Divulga-CI da UNIR completa um ano de edições mensais


Publicado em: 21/03/2024 08:30:57


Edição de aniversário celebra o Dia Internacional das Mulheres e o Dia da Pessoa Bibliotecária 

 

CAPA Divulga-CI - Março 2024A Divulga-CI - Revista de Divulgação Científica em Ciência da Informação, lançou sua 13ª edição em março de 2024, mês em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres e o Dia da Pessoa Bibliotecária. A edição traz entrevistas, perspectivas de pesquisadoras, divulgações de lançamentos de e-books e pesquisas realizadas em programas de pós-graduação na área de Ciência da Informação. 

Idealizada pelo professor e pesquisador Pedro Andretta, do Departamento de Ciências da Informação (Daci) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), a revista tem como objetivo principal popularizar o campo da Ciência da Informação, seus pesquisadores, projetos e processo científico. A nova edição da revista apresenta uma série de artigos e entrevistas que exploram as visões de mulheres pesquisadoras e colaborações diversas, que apresentam os horizontes da Biblioteconomia para o grande público. 

Alguns dos destaques da edição são o editorial: “Desbravando os territórios da Biblioteconomia”, de Antonio Agenor Briquet de Lemos, a entrevista com Eurides Nogueira sobre sua pesquisa que investigou a contribuição dos pesquisadores mais citados nos últimos 50 anos na revista Ciência da Informação, Ivanilma de Oliveira Gama sobre sua pesquisa acerca dos impasses da ciência aberta e dos direitos autorais e Silvana Arduini sobre sua pesquisa que analisou o legado de Rubens Borba de Moraes na Biblioteconomia. Além de perspectivas das pesquisadoras Dra. Ana Paula Meneses Alves (UFMG), Dra. Paula Carina de Araújo (UFPR) e Dra. Delfina Lázaro Mateus, da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique). 

livrosA 13ª edição da Divulga-CI teve como tema prioritário a Biblioteconomia e suas preocupações contemporâneas, para além dos espaços da Biblioteca. Na edição, foram divulgados também dois e-book: “A Biblioteconomia sob olhar biográfico” de Jonathas Carvalho e Izabel Santos; “Arquivamento da Web e Preservação Digital” de Moisés Rockembach e Caterina Groposo Pavão; e a uma notícia de divulgação científica sobre os desafios da Desinformação Eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte 

“Essa edição de março marca o primeiro aniversário da revista e celebra também o Dia Internacional da Mulher e o Dia da Pessoa Bibliotecária, disso a preocupação e cuidado em trazer entrevistas e perspectivas de mulheres pesquisadoras que vem contribuindo com pesquisas inovadoras e importantes no espaço da Biblioteconomia”, relata o professor Pedro Andretta.  

O professor Marcos Hubner, co-editor da revista e docente na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), pontua: “Para a edição de março, foi um privilégio também a participação do Prof. Briquet de Lemos, bibliotecário formado pela Biblioteca Nacional, professor aposentado de Biblioteconomia (UnB) e responsável pela editora e livraria Briquet de Lemos, que publicou grande parte da literatura brasileira em Biblioteconomia entre os anos de 1993 a 2017, escrevendo diretamente para o público de Rondônia, relacionando suas memórias do estado e os desafios dos bibliotecários”. 

Sobre a revista - A Divulga-CI e todo o conteúdo publicado é de acesso aberto para o público em geral. Ela foi idealizada pelo Laboratório Aberto Contexto e Informação da UNIR, em associação com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Seu campo científico, o da Ciência da Informação (CI), é bastante amplo e reúne pesquisas em áreas como Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia, Comunicação, entre muitas outras. Desde fevereiro, a revista passou a contar com o apoio da PROCEA, por meio da concessão de bolsas de ação afirmativas do Programa Institucional de Bolsas de Extensão e de Cultura da Universidade de Rondônia.  

 

Acesse a revista nos sites www.divulgaci.unir.br ou www.divulgaci.labci.online 

 

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.