Nova Reitora tomará posse em Sessão Solene em 08 de Março


Publicado em: 06/03/2024 22:13:48


005A4747_DxO 2A cerimônia de posse da nova Reitora da Universidade Federal de Rondônia, professora Marília Pimentel, acontecerá nesta sexta-feira, dia 08 de março, em Sessão Solene do Conselho Universitário (Consun). A sessão acontecerá na Assembleia Legislativa de Rondônia, no Auditório Amizael Gomes da Silva, a partir da 9h30 e contará com a presença de convidados tanto da comunidade universitária como da sociedade, além dos conselheiros da Universidade. “A passagem do cargo à nova Reitora é o cumprimento da vontade da comunidade universitária, que a escolheu ainda em dezembro do ano passado. Também se trata da confirmação da manutenção das ações em curso na UNIR, em busca de cada vez mais estabilidade e atenção às necessidades da nossa comunidade acadêmica, e das demandas da sociedade”, adiantou o vice-reitor da UNIR, no exercício da Reitoria, professor Juliano Cedaro, que fará a transmissão do cargo.

A professora Marília Pimentel foi nomeada para o cargo de Reitora da UNIR em ato da Presidência da República no dia 29 de fevereiro, para mandato de quatro anos a partir do dia 07 de março de 2024, exatamente o dia posterior à conclusão do mandato do professor Juliano Cedaro, que esteve no exercício da Reitoria desde abril de 2023. A nomeação pela Presidência da República foi o ato final do processo de escolha da nova Gestão Superior da UNIR, iniciado ainda em novembro de 2023.

Escolha pela comunidade – O processo de escolha da Reitoria da UNIR, como ocorre em todas as Universidades Federais brasileiras, tem diferentes etapas. A primeira delas é a consulta à comunidade acadêmica, com candidaturas e apresentação de propostas. Esta etapa aconteceu entre novembro e dezembro de 2023, e a professora Marília Pimentel foi e vencedora para ao cargo de Reitora, em votação que reuniu os três segmentos universitários: alunos, professores e técnicos administrativos.

Em seguida houve a eleição no Conselho Superior Universitário que, depois de receber formalmente o resultado da consulta à comunidade, elegeu os nomes que compuseram a lista tríplice enviada para o Ministério da Educação (MEC) e, posteriormente, à Presidência da República. A partir desta lista foi nomeada a nova Reitora, sendo a tradição respeitar ao manifestado pela comunidade acadêmica na consulta.

Posse aberta à sociedade – A solenidade de posse da nova Reitora da UNIR será aberta à comunidade universitária e à sociedade em geral. “A nossa Instituição tem um profundo compromisso com toda a população de Rondônia, e por isso receber todas e todos neste momento é também renovar este compromisso. A UNIR tem se fortalecido e ampliar a nossa inserção na sociedade, e especialmente trazer a pessoas para dentro da nossa instituição, é um objetivo que vamos seguir perseguindo. Somos servidoras e servidores públicos com o compromisso com a produção de conhecimento, com o ensino e com a devolutiva à sociedade, e são estas ações que vamos seguir ampliando e promovendo”, disse a professora Marília Pimentel, Reitora da UNIR a partir desta quinta-feira, dia 07 de março.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.