UNIR tem projeto de extensão para Pós-Graduação aprovado


Publicado em: 22/02/2024 15:11:41


FEED (1)A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propesq) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) obteve aprovação em um projeto de extensão no Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (Proext-PG), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu).

O projeto “Pós-graduação na "Amazônia: Conectando Educação, Biodiversidade e Comunidades Tradicionais" foi proposto sob a coordenação da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIR, professora Maria Madalena de Aguiar Cavalcante, e terá a vigência entre 26 de janeiro de 2024 a 31 de outubro de 2026. A Propesq receberá o valor de R$ 319.600,00 que serão distribuídos entre os programas stricto sensu que participaram da elaboração da proposta.

Os programas que se manifestaram no chamamento realizado pela Propesq e que serão contemplados com o financiamento são os Programas de Pós-graduação em Geografia; Agroecossistemas Amazônicos; Conservação e Uso de Recursos Naturais; Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça e Biologia Experimental. A pró-reitora Madalena Cavalcante explicou que outros programas da UNIR poderão se agregar à proposta, que tem o prazo para ser executada entre 2024 e 2026.

Objetivos do projeto – O objetivo central da proposta realizada pela Propesq é aproximar os Programas de Pós-Graduação da UNIR da sociedade a partir de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar no Vale do Guaporé, promovendo a sinergia entre os saberes tradicionais e científicos na elevação e melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável. Com ações relacionadas à saúde, educação e direitos humanos, a ideia é desenvolver ações de extensão que visem a troca de conhecimento entre pesquisadores da UNIR e comunidades tradicionais (ribeirinhos, quilombolas e indígenas) localizadas às margens dos rios Guaporé e Mamoré, limítrofe entre Brasil e Bolívia, região conhecida como Vale do Guaporé.

O projeto oportuniza a socialização do conhecimento científico, tecnológico e inovador desenvolvido na Amazônia Ocidental, por meio da UNIR e seus programas de Pós-Graduação. A partir de oficinas sobre os mais variados temas, haverá o levantamento e coleta de dados que subsidiarão pesquisas em diversas áreas, com a elaboração de relatórios técnicos e diagnósticos propositivos com a participação ativa dos membros das comunidades tradicionais para o seu fortalecimento, nas componentes culturais.

Desta forma, as comunidades serão beneficiadas na promoção da saúde, na defesa de direitos, na diversidade e sustentabilidade, aliando saberes tradicionais com os saberes acadêmicos, promovendo a inclusão de políticas públicas e estreitamentos com demais instituições afins, para a melhorias das condições de vida dessas populações a partir de parcerias institucionais para o atendimento às populações vulneráveis.

Proext-PG O Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação é destinado às instituições de ensino superior do Norte, Nordeste e Centro-Oeste com pelo menos dois Programas de Pós-Graduação (PPG) em funcionamento, e àquelas localizadas nas regiões Sul e Sudeste com, no mínimo, quatro PPGs. As IES participantes receberão recursos de custeio que totalizam R$ 63,7 milhões e bolsas de estudo para alunos, professores e pesquisadores. Serão atendidas até 193 instituições federais, estaduais, municipais, comunitárias e privadas sem fins lucrativos.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.