Revista Divulga-CI da UNIR publica 12ª edição


Publicado em: 22/02/2024 10:24:10


Edição de fevereiro destaca a atuação das mulheres na Ciência 

 

capaA Divulga-CI - Revista de Divulgação Científica em Ciência da Informação, lançou sua 12ª edição em fevereiro de 2024, mês em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. A edição traz entrevistas e perspectivas de pesquisadoras cobrindo suas memórias, experiências e interesses de pesquisa. 

Idealizada pelo professor e pesquisador Pedro Andretta, do Departamento de Ciências da Informação (Daci) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), a revista tem como objetivo principal popularizar o campo da Ciência da Informação, seus pesquisadores, projetos e processo científico. A nova edição da revista apresenta uma série de artigos e entrevistas que exploram diferentes formas de ver a atuação das mulheres e suas experiências e jornadas no espaço acadêmico e científico. 

Alguns dos destaques da edição são o editorial: O grito das invisíveis que ecoa na história, por Mellanie Fontes-Dutra e Ana de Medeiros Arnt, a entrevista com Amélia Costa sobre sua pesquisa que investigou o exercício educativo-pedagógico do Museu Afro-Brasileiro e a entrevista com Natalia Cerrao sobre sua pesquisa com as tendências de metadados em repositórios institucionais digitais e as perspectivas, com o relato da trajetória científica, das professoras doutoras Gilda Olinto de Oliveira, Gláucia Aparecida Vaz e Isa Maria Freire. 

A 12ª edição da Divulga-CI conta com contribuições diversas que podem ser de interesse de toda a comunidade, tal como: a influência nas declarações de Bolsonaro em relação a Desinformação na pandemia, as conexões entre ficção e realidade nas bibliotecas da trilogia Harry Potter ou ainda, os aspectos legais no uso de dados de pesquisa. 

“Essa edição é uma forma de lembrar e homenagear todas as pesquisadoras, que constroem a Ciência e formam gerações de cientistas. Disso o cuidado de trazermos um Editorial que problematiza a importância e a melhor valorização das mulheres na academia e as perspectivas que trazem os percursos de três pesquisadoras e como elas foram consolidando suas trajetórias e preocupações científicas”, relata o professor Pedro Andretta.  

a voz e a vez das mulheresO professor Marcos Hubner, co-editor da revista e docente na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), acrescenta “A edição de fevereiro, traz ainda a divulgação do e-book ‘A voz e a vez das mulheres’, de Carla Maria Martellote Viola, que aborda temas como a transparência da informação, direitos das mulheres e política ratificando a importância das mulheres na Ciência, na Política, e em todos os espaços que quiserem e devem ocupar, abrindo as celebrações do mês de março.” 

Sobre a revista - A Divulga-CI e todo o conteúdo publicado é de acesso aberto para o público em geral. Ela foi idealizada pelo Laboratório Aberto Contexto e Informação da UNIR, em associação com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Seu campo científico, o da Ciência da Informação (CI), é bastante amplo e reúne pesquisas em áreas como Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia, Comunicação, entre muitas outras. Desde fevereiro, a revista passou a contar com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea), por meio da concessão de bolsas de ação afirmativas do Programa Institucional de Bolsas de Extensão e de Cultura da UNIR. 

Acesse a revista nos sites www.divulgaci.unir.br ou www.divulgaci.labci.online. 

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.