Doutorandos da UNIR são contemplados com bolsa de estudo em Moçambique


Publicado em: 20/02/2024 15:28:11


LeideOs doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Leide Joice Portela e Charlot Jn Charles, foram contemplados com bolsas de estudos em Maputo, capital de Moçambique. Por meio da bolsa concedida pelo Programa Institucional de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE), da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), os pesquisadores serão visitantes na Universidade Eduardo Mondlane (UEM).

Para o coordenador do programa, professor Josué da Costa Silva, este é um momento de comemoração. Segundo ele, este é o resultado de uma grande luta para o PPGG, porque para poder produzir conhecimentos é preciso dialogar com pesquisadores e pesquisadoras de outros países, ter contato com grupos de pesquisas internacionais, articular-se. “Nós precisamos ter e construir a nossa identidade, entender e responder as nossas demandas, mas não podemos fazer isso sozinhos. Para o crescimento e emancipação de um programa de pós-graduação é necessário internacionalizar-se. Isso se faz com o intercâmbio dos estudantes e dos docentes”, comenta.

Charlot Para Charlot, que é haitiano e cursa doutorado no PPGG, realizar um estágio de doutorado Sanduíche em Moçambique será uma grande oportunidade para as pesquisas desenvolvidas na Amazônia brasileira sob a perspectiva geográfica e do entendimento das raízes culturais ancestrais do povo brasileiro. “É uma possibilidade a mais para construir novas relações mais próximas entre a Universidade Federal de Rondônia e a Universidade Eduardo de Mondlane, sobretudo estabelecer vínculos com os grupos dessas universidades, bem como oportunizar o diálogo da produção científica que é produzida na Amazônia brasileira com a ciência produzida no continente africano através do olhar de quem está em processo de formação científica do doutorado”, afirma Charlot.

Em sua declaração para o PPGG, Charlot diz que sua ida para Moçambique, representa a sua descoberta sobre as muitas coisas do povo africano de diversos aspectos de onde estão as suas raízes. “Acredito que com essa bolsa Sanduíche oferecida pela Capes para realizar o estágio no continente africano é uma ocasião única que me permitirá uma compreensão mais ampla sobre as culturas dos povos negros, haitianos e afrodescendentes do Brasil”, finaliza.

Para a doutoranda Leide Joice, o doutorado-sanduíche na UEM, uma das melhores do país africano, representa a concretização de uma realização pessoal e coletiva que saúda a reunião de muitos esforços. “Um Programa de Pós-graduação como o nosso, amazônida, tem uma importância política e social gigantesca. O PPGG permitiu não só meu ingresso, mas também minha permanência a partir das políticas de bolsas, que foi fundamental para que eu conseguisse realizar minha pesquisa com dignidade e qualidade. Me formar no PPGG ao lado dos meus e das minhas, nortistas e trabalhadores/as, é subverter a lógica de que apenas a elite pode produzir conhecimento”, afirma Joice. “Ir para África ao lado de um imigrante Haitiano é a expressão de como o PPGG se apresenta enquanto um território de acolhimento, fortalecimento e resistência”, conclui.

Para o PPGG a expectativa é de internacionalização e os estudantes estarão representando no exterior as experiências de formação que tiveram aqui. O intercâmbio internacional aproxima os grupos de pesquisas locais e internacionais, possibilitando a construção de novas propostas de trabalhos como projetos de pesquisas, produção de textos e recebimentos de estudantes de outros países.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.