UNIR abre inscrições em projeto gratuito de handebol para mulheres


Publicado em: 20/02/2024 11:05:24


WhatsApp_Image_2024-02-15_at_15-34-39O Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) abriu inscrições para o projeto de extensão HandMulher 50+: Handebol como esporte recreativo e integrador. As atividades serão desenvolvidas durante o ano de 2024. As atividades serão realizadas nos espaços esportivos da Universidade Federal de Rondônia, Campus José Ribeiro Filho, em Porto Velho e nos espaços dos parceiros do Projeto no Centro Urbano. As inscrições podem ser realizadas no link https://forms.gle/aXne3oBAMW94F7aZ9.  

O projeto é gratuito, presencial e tem como objetivo principal constituir um grupo de mulheres cis ou trans, prioritariamente com idade a partir dos 50 anos, para a prática de handebol recreativo. Esta ação mobilizará as mulheres de comunidades vulneráveis, inicialmente da Comunidade Vila Princesa (próxima ao Campus UNIR de Porto Velho) e mulheres cis ou trans interessadas na proposta, como estímulo para as melhorias do condicionamento físico, promoção da saúde física e mental através dos exercícios praticados no Handebol, de forma orientada, promovendo a integração social durante a participação em competições lúdicas. 

As formas de participação podem ser como praticante atleta-recreativo, que participará das práticas de atividade física da modalidade, e/ou apoiador eventual que poderá contribuir com palestras, eventos comunitários, troca de experiências em rodas de conversa, treinamentos adicionais (conhecimentos adicionais na modalidade ou quanto a saúde mental), ou auxiliar em eventos integrados às equipes de handebol que acolham o projeto.  

As praticantes na forma atletas-recreativas podem se inscrever em todas as demais atividades de contribuição ao projeto, obtendo certificação compatível com cada atividade. Haverá certificação emitida pela Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea), correspondente à carga horária da participação efetiva dos inscritos. 

WhatsApp_Image_2024-02-15_at_15-34-38O projeto é desenvolvido com apoio da Procea, e integra as ações do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (Gepes), vinculado ao Departamento Acadêmico de Educação (DED), bem como conta com as parcerias com docentes dos Departamentos de Medicina e Psicologia.  

O Projeto também oportuniza aos acadêmicos do curso de Educação Física da UNIR, prioritariamente do Departamento de Educação Física (DEF) e bolsistas de Ação Afirmativa o acesso as práticas pedagógicas do treinamento esportivo e a produção de estudos e trabalhos acadêmicos com publicação de artigos, realização de eventos e divulgação da experiência. Aos participantes que se inscrevam como apoiador/apoiadora eventual haverá a possibilidade de integrar um grupo de apoio ao desenvolvimento físico e saúde mental de mulheres. 

 

Projeto de extensão: HandMulher 50+ UNIR 

Inscrições: https://forms.gle/aXne3oBAMW94F7aZ9  

Data: 09 a 27 de fevereiro de 2024 

Local: Espaços esportivos da UNIR, Campus José Ribeiro Filho e em locais parceiros do Projeto, na área urbana de Porto Velho. 

Público-alvo: Mulheres da comunidade em geral, prioritariamente 50 anos e/ou profissionais – atletas ou não – interessados em praticar a modalidade ou atuar como apoiadores eventuais da proposta no conteúdo integrativo e lúdico para saúde mental e empoderamento feminino, como estímulo para iniciação da prática esportiva recreativa independentemente da idade. 

Certificação: Para todas as atividades haverá certificação na carga horária correspondente. 

Para a participação como atleta-recreativo, as participantes são responsáveis pela realização de exames de rotina (hemograma, colesterol, glicose), pois a UNIR não será responsável pela realização destes exames. 

Mais informações podem ser obtidas no e-mail handmulherunir50@unir.br  

 

Saiba mais sobre o projeto no site do Gepes. 

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.