Egressa do Curso de Teatro da UNIR é contemplada no edital Funarte Retomada 2023 – Teatro


Publicado em: 13/12/2023 08:56:27


A_Cabeça_De_TerezaCom o projeto teatral “A Cabeça de Tereza”, a egressa do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Jamile Soares, foi contemplada no edital Funarte Retomada 2023 - Teatro. Esta conquista expressiva é resultado da montagem do espetáculo “A Cabeça de Tereza”, desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso, sob a orientação e direção cênica do professor Luiz Lerro, do Departamento de Artes da UNIR.

O espetáculo teatral “A Cabeça de Tereza”, que aborda questões e simbologias da pessoa negra, com foco na mulher afroamazônida, será apresentado em 2024 em espaços alternativos na cidade de Porto Velho. Em sua performance, Jamile Soares utiliza, como fonte inspiradora, a líder revolucionária Tereza de Benguela, tecendo uma dramaturgia que entrelaça quadros cênicos fragmentados em um tempo espiralar, introduz pensamentos decoloniais, explora a ancestralidade, aborda movimentos revolucionários e destaca a força de lideranças negras.   

A atriz Jamile Soares se destaca como a única representante do estado Rondônia a receber a premiação em nível nacional, na modalidade Teatro para este ano de 2023. Este reconhecimento enaltece não apenas sua competência artística, mas também a qualidade do trabalho desenvolvido no ambiente acadêmico.   

Jamile “Esta premiação no Edital Funarte Teatro Retomada 2023 é um marco na carreira de Jamile Soares e representa não apenas um prêmio pessoal, mas também um tributo ao talento artístico e ao comprometimento com a promoção de narrativas que exploram as complexidades e riquezas da cultura afroamazônida”, comenta o professor Luiz Lerro.   

Programa Funarte Retomada – Trata-se de um programa de fomento, lançado pelo Ministério da Cultura (MinC) e a Fundação Nacional de Artes (Funarte), abrangente em diversos elos da rede produtiva das artes, que contempla suas dimensões criativa, econômica e de ampliação do acesso, para fomentar ações das Artes Visuais, Circo, Dança, Música e Teatro, relacionadas às seguintes atividades: criação ou renovação de obras, formação, pesquisa, reflexão, residência, intercâmbio, preservação de acervos e memória. 

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.