Consun aprova unificação de cronograma de consulta à comunidade para Reitoria e Vice-Reitoria


Publicado em: 20/11/2023 10:02:45


O Conselho Superior Universitário (Consun), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), aprovou a unificação dos cronogramas dos processos de consulta à comunidade universitária para Reitoria e Vice-Reitoria. A decisão aconteceu após a publicação do decreto de exoneração da professora Marcele Pereira do cargo de reitora, ocorrida na terça-feira, dia 14 de novembro. Na mesma sessão, ocorrida na tarde da sexta-feira, dia 17 de novembro, o Consun confirmou que será comissão única s para realizar os processos de consulta para Reitoria e para Vice-Reitoria, contando com docentes, servidores técnicos e representantes de estudantes.

Após a comunicação da renúncia da professora Marcele Pereira do cargo de reitora, a UNIR aguardava a publicação de sua exoneração formal no Diário Oficial da União (DOU), para que fosse iniciado o processo de escolha de novo reitor ou reitora. O processo de escolha de novo vice-reitor ou vice-reitora já havia sido suspenso pelo Consun, após a referida renúncia, de modo a possibilitar a realização dos dois processos ao mesmo tempo.

A comissão responsável pela condução da escolha à Reitoria e Vice-Reitoria são compostas pelos membros docentes Clodoaldo de Oliveira Freitas (presidente), Kachia Hedeny Téchio, Lenilson Sérgio Cândido, titulares, e Cleberson Eller Loose, Wilson Gómez Manrique e Marcus Vinícius Xavier, suplentes; e pelos representantes técnicos Jéferson Araújo Sodré, titular, e Jéssica Martins de Sena, suplente. A indicação de membros representantes discentes será feita pelo Diretório Central do Estudantes (DCE).

Cronograma único – Com a indicação da comissão que irá conduzir as consultas à comunidade para os cargos da Reitoria e Vice-Reitoria, também haverá a unificação dos cronogramas de ambos os processos. Os detalhes serão definidos pela comissão, o que levará em consideração o período de recesso acadêmico, que ocorrerá a partir da última semana de dezembro e a última semana de janeiro. As votações da consulta deverão acontecer no mesmo dia.

Renúncia – A professora Marcele Pereira, que tinha mandato até novembro de 2024, renunciou ao cargo de reitora no dia 21 de outubro, após meses de afastamento para tratamento de saúde. A decisão foi comunicada por meio de carta enviada à Universidade. Em nota a UNIR lamentou a necessária decisão da agora ex-reitora e reiterou o compromisso com a manutenção plena das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Na mesma nota a UNIR também salientou que “a transição para a escolha, pela comunidade universitária, de novo Reitor ou Reitora será conduzida de acordo com as normas já estabelecidas internamente e pela legislação pertinente, de modo a garantir a normalidade e manutenção dos avanços alcançados e prezando pelo melhor ambiente acadêmico e funcional para seguir em busca da necessária excelência na oferta de serviços à sociedade”.

Mandatos não unificados – Na UNIR, como em todas as demais Universidades Federais brasileiras, as consultas para Vice-Reitoria e para Reitoria não são realizadas por meio de formação de chapas, mas de modo independente. Assim, os mandatos de Reitor e Vice-Reitor podem ter início e conclusão independentes, o que ocorre na UNIR atualmente. Com a decisão tomada pelo Consun passará a haver coincidência entre ambos os mandatos, o que não acontecia na UNIR há mais de uma década. O mandado do atual vice-reitor, professor Juliano Cedaro, será concluído em 06 de março de 2024.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.