Decreto de exoneração de Reitora da UNIR é publicado no DOU


Publicado em: 14/11/2023 19:02:25


O Diário Oficial da União (DOU) trouxe na sua edição desta terça-feira, dia 14 de novembro, o decreto de exoneração da agora ex-reitora Marcele Regina Nogueira Pereira. A renúncia já havia sido comunicada à comunidade universitária no dia 21 de outubro, por meio de carta em que a professora Marcele Pereira expunha as razões de sua decisão. Com a formalização da renúncia a UNIR deverá escolher novo reitor ou reitora, e sessão extraordinária do Conselho Universitária (Consun) foi convocada para a sexta-feira, dia 17, para que o assunto possa ser deliberado.

A partir da publicação da exoneração da professora Marcele Pereira do cargo de Reitora, o Consun poderá convocar formalmente a consulta à comunidade universitária para ocupar a função máxima da instituição. A UNIR já havia iniciado o processo de consulta à comunidade universitária para o cargo de vice-reitor ou vice-reitora. Com a apresentação da carta de renúncia da professora Marcele Pereira, que tinha mandato até novembro de 2024, o Consun decidiu pela suspensão do processo de consulta para Vice-Reitoria, a fim de aguardar pela publicação da exoneração – o que só poderia acontecer por meio de decreto presidencial. O objetivo é realizar as consultas para Vice-Reitoria e Reitoria ao mesmo tempo, tornando os dois mandatos coincidentes, o que não vinha ocorrendo.

O vice-reitor da UNIR, professor Juliano Cedaro, segue à frente da Gestão Superior da Universidade, do modo como já vem ocorrendo desde abril de 2023, quando a professora Marcele Pereira se afastou para tratamento de saúde. O atual vice-reitor tem mandato até março de 2024.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.