PPGG e DArq recebem alunos do Ensino Médio


Publicado em: 03/10/2023 11:44:08


O Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia Mulher e Relações Sociais de Gênero (GepGênero), do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da UNIR, recebeu na tarde de terça-feira (26) a visita de estudantes da 1ª e 2ª Série do Ensino Médio da Escola Estadual São Luiz, de Porto Velho. O objetivo foi conhecer a estrutura e o funcionamento da Universidade por meio de um projeto desenvolvido pela escola. “A visita dos estudantes à universidade é de grande importância, pois os aproxima e encoraja a acessarem o ensino público e de qualidade”, afirma a coordenadora do GepGênero, professora Maria das Graças Silva.

Na ocasião, 16 estudantes participaram da visita, acompanhados da professora Tainá Trindade, que é doutoranda do PPGG e pesquisadora do GepGênero. A atividade faz parte do projeto "Aluno Nota 10", desenvolvido pela professora Tainá juntamente com a diretora Edna Celestino, e a UNIR é a primeira universidade visitada pelos alunos. O projeto ocorre semestralmente e visa proporcionar aos estudantes experiências fora do espaço escolar, buscando vivenciar na prática os conteúdos estudados em sala de aula. Também busca discutir e refletir temáticas sobre geografia, mercado de trabalho e as possibilidades de acesso ao ensino superior.

Durante a visita, os alunos conheceram as instalações dos Cursos de Arqueologia e de Geografia da UNIR. A primeira atividade foi visitar a exposição "Arqueologia e Diversidade", no Museu de Arqueologia da UNIR, onde foram recepcionados pela professora e curadora, Silvana Zuse, que fez uma breve introdução sobre o que é o museu e sua importância para o curso de Arqueologia. No local, os alunos visualizaram peças de milhares de anos e ainda aprenderam um pouco mais sobre a história da região. Também visitaram a biblioteca e o laboratório do curso de Arqueologia, onde tiveram contato com equipamentos de pesquisa como lupa e microscópio, utilizados para estudos de rochas, sedimentos e outros materiais.

Para a acadêmica Gabriele Antelo, do curso de Arqueologia, que acompanhou a atividade, a visita dos estudantes é importante tanto para a formação dos alunos como para a divulgação do curso. Segundo ela, após a visita, os estudantes passam a conhecer melhor o curso e sua importância para a sociedade e para a história.

O encerramento da visita ocorreu no bloco de Geografia, onde os estudantes da escola São Luiz conversaram com acadêmicos e professores do curso de Geografia sobre a formação acadêmica e possibilidades na carreira. Para finalizar, o professor e coordenador do PPGG, professor Josué da Costa Silva, dialogou com os estudantes sobre as possibilidades de entrada e permanência na universidade, enfatizando que o sonho de acessar a universidade é um sonho possível.

As visitas ao museu podem ser realizadas durante os dias da semana e são abertas ao público. Mais informações podem ser acessadas pelo link https://rtdarq.unir.br/homepage.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.