Carreta do Hospital do Amor atenderá no campus de Porto Velho


Publicado em: 03/10/2023 09:48:39


Agendamentos devem ser feitos até esta sexta-feira, dia 6, para atendimentos no dia 17 de outubro

Novamente em parceria com o Hospital do Amor Amazônia, a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) receberá a carreta do Outubro Rosa no campus de Porto Velho para realização de mamografias e preventivos no dia 17 de outubro, das 8h às 18h. Os exames estarão disponíveis para a comunidade acadêmica e comunidade da Vila Princesa e necessitam de cadastro prévio.

A carreta do Hospital de Amor Amazônia é projetada para realizar ações itinerantes de prevenção em saúde para as mulheres. Sua estrutura conta com consultório climatizado e equipado para realização de exames de Papanicolau (para detecção do câncer de colo do útero) e mamografia. No dia 17 serão disponibilizadas 60 vagas para mamomagrafia e 100 vagas para preventivo para atender às servidoras da UNIR, acadêmicas, funcionárias terceirizadas e mulheres da comunidade da Vila Princesa. Também haverá a possibilidade de atendimento por encaixe no dia 17, caso restem vagas não preenchidas.

Documentos para cadastro - O pré-cadastro para os atendimentos deverá ser feito até sexta-feira, dia 6 de outubro, com a Equipe de Saúde da Diretoria de Gestão de Pessoas (UNIR) da UNIR, no campus de Porto Velho. É necessário apresentar cópias do RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.

A enfermeira Viviane Cruz, da DGP/UNIR, explica que é necessário assinar um termo de consentimento para realização dos exames, e o da mamografia precisa ser assinado previamente, por isso a necessidade de comparecimento presencial para efetuar o pré-cadastro. Já para agendamento do exame preventivo, as cópias dos documentos podem ser entregues pessoalmente ou enviadas para o e-mail: saudedoservidor@unir.br. Para mais informações, entre em contato pelos telefones 2182-2260 (whatsapp) e 99206-4468.

Outubro Rosa - Com diversas ações realizadas por instituições de saúde, órgão públicos, empresas privadas, entre outros, o mês de outubro é tradicionalmente dedicado à conscientização sobre a importância da detecção precoce e tratamento do câncer de mama por meio da realização da Campanha Outubro Rosa. A data celebrada anualmente proporciona maior acesso da população aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade entre os pacientes.

Orientações para realização dos exames

Para a Mamografia: 

  • Ter idade entre 40 e 69 anos; 
  • Não estar grávida; 
  • Não ter realizado mamografia em serviço público a menos de um ano. 

Para o Preventivo (Exame Papanicolaou): 

  • Ter idade entre 25 a 64 anos (somente essa faixa etária será atendida); 
  • Não poderá já ter diagnóstico de câncer de útero e estar em tratamento; 
  • Não estar em atraso menstrual; 
  • Não ter realizado ducha vaginal a menos de 2 dias; 
  • Ter terminado a menstruação a pelo menos 3 dias; 
  • Não usar pomada vaginal a pelo menos 2 dias; 
  • Não ter tido relação sexual a menos de 2 dias. 

 

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.