UNIR terá 13 cursos de graduação avaliados no Enade 2023


Publicado em: 09/08/2023 11:02:39


A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga para a comunidade acadêmica a lista dos seus cursos de graduação que deverão fazer o Enade 2023 - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. A previsão é de que as provas sejam aplicadas no dia 26 de novembro aos alunos concluintes dos cursos selecionados.

Na edição de 2023, o exame será aplicado para fins de avaliação de desempenho dos estudantes dos seguintes cursos de graduação da UNIR:

 CURSO

GRAU

Agronomia

Bacharelado

Enfermagem

Bacharelado

Engenharia Ambiental

Bacharelado

Engenharia de Alimentos

Bacharelado

Engenharia Civil

Bacharelado

Engenharia Elétrica

Bacharelado

Engenharia Florestal

Bacharelado

Engenharia de Produção

Bacharelado

Gestão Ambiental

Bacharelado

Medicina

Bacharelado

Medicina Veterinária

Bacharelado

Geografia

Bacharelado

Zootecnia

Bacharelado

 

Quem deve fazer a prova? Quem vai se formar nos cursos das áreas avaliadas precisa, obrigatoriamente, participar da prova e responder ao Questionário do Estudante para colar grau. O objetivo do questionário é levantar informações que permitam caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos de formação, relevantes para a compreensão dos seus resultados no exame e para subsidiar os processos de avaliação de cursos de graduação. Os resultados das provas e as respostas ao questionário são importantes para os Indicadores de Qualidade da Educação Superior do País.

Estão habilitados para participar do Enade este ano os acadêmicos que iniciaram o curso em 2023, que estejam devidamente matriculados e tenham cursado de 0 a 25% da carga horária mínima do curso até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2023 (31/08/2023). Também estão habilitados para a prova os concluintes dos cursos listados acima que tenham cursado 80% ou mais da carga horária mínima do curso de graduação e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2023; ou ainda aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2024.

Apenas os acadêmicos concluintes enquadrados farão a prova. Para conhecerem melhor a estrutura da prova é importante que conheçam as diretrizes de prova e componente específico da área de seus respectivos cursos, no âmbito do Enade, que estão disponíveis em: https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/legislacao/enade.

Prazos - Os coordenadores dos cursos da UNIR que serão avaliados já inscreveram, em julho, os estudantes ingressantes e concluintes habilitados ao Enade e terão de 1º a 31 de agosto para realizarem possíveis retificações de ações relativas ao enquadramento e às inscrições dos habilitados. Enquanto os estudantes enquadrados como concluintes têm até dia 18 de novembro para realizar o preenchimento do cadastro e até 25 de novembro para responder ao questionário, sendo estas as datas principais que precisam ficar atentos.

Além destas o cronograma prevê outras etapas importantes para os estudantes:

Cabe destacar que a efetiva participação do estudante concluinte no Enade 2023, atestada pelo Inep, se dá mediante o cumprimento das seguintes etapas:  preenchimento do cadastro; resposta ao Questionário do Estudante; assinatura na lista de presença da sala de aplicação de prova, realização  da prova e do questionário de percepção de prova no dia da sua aplicação, nos termos do Edital e PORTARIA NORMATIVA Nº 840, DE 24 DE AGOSTO DE 2018.

Enade - Aplicado desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) do MEC, composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. Eles formam um conjunto avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologia) das instituições de educação superior brasileiras.

O Ciclo Avaliativo do Enade define as áreas de conhecimento que terão os cursos avaliados a cada ano, e as áreas têm seus estudantes concluintes avaliados de três em três anos.

Segundo o procurador educacional institucional da UNIR, Dério Garcia Bresciani, que coordena a nível geral as demandas relativas aos cursos de graduação da universidade juntamente com os coordenadores dos cursos, “a participação dos estudantes no Enade é fundamental para construção dos indicadores de qualidade dos cursos oferecidos pela UNIR, pois o bom resultado obtido nas provas pelos estudantes concluintes contribui significativamente para o computo do CPC do curso, indicador este fundamental para que o curso consiga sua renovação de reconhecimento e a manutenção da sua oferta à comunidade em geral. Embora o estudante habilitado não leve sua nota individual, este carregará para sempre em seu diploma a qualidade de seu curso nele refletida. Obter um resultado satisfatório é uma tarefa coletiva de todos os atores da comunidade acadêmica, pois um curso bem avaliado implica também numa melhor inserção dos egressos no mercado de trabalho”.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.