Enfermagem da UNIR oferta capacitação para profissionais da Saúde


Publicado em: 12/07/2023 10:45:26


Nas próximas quinta e sexta-feira, dias 13 e 14 de julho, a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) ofertará, por meio do Departamento de Enfermagem (Denf) do campus de Porto Velho, o curso “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e sua interface com as Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANT)”. A capacitação é voltada para profissionais das secretarias municipais e da secretaria estadual de Saúde que atuam na vigilância das DANT e na atenção básica de saúde.

O curso, que será ministrado pelas professoras do Denf Daiana Evangelista Rodrigues Fernandes e Elen Petean Parmejiani, integra um projeto da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) para fortalecimento e interiorização da Agenda 2030 dos objetivos do ODS na Amazônia Legal. A intenção do projeto é monitorar 13 metas do ODS 3, sobre Saúde e Bem Estar, além da participação indireta em algumas metas dos ODS 5, 6, 8, 11 e 16 da Agenda 2020-2030.

“O monitoramento dessas metas do ODS, que possuem forte correlação com os indicadores de morbimortalidade monitorados pelo Ministério da Saúde, é uma ação direta para o fortalecimento da vigilância de DANT”, explica a professora Daiana Evangelista.

Sobre o curso

O curso ofertado pela UNIR tem como objetivo elaborar estratégias para interiorização da pauta dos ODS nos municípios, com foco no fortalecimento da vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANT). Em Rondônia, 22 profissionais de saúde de cinco municípios da região Madeira-Mamoré participarão do projeto: Itapuã do Oeste, Candeias do Jamari, Porto Velho, Nova Mamoré e Guajará Mirim.

A carga horária total do curso é de 80 horas, com duração de cinco meses. A capacitação será ministrada em um encontro presencial de dois dias na capital Porto Velho e, posteriormente, haverá um componente de Ensino a Distância para orientação e acompanhamento dos projetos de intervenção.

O encontro presencial será nos dias 13 e 14 de julho, das 8h às 18h, no auditório da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa/RO), na avenida Farquar, 2986, Bairro Pedrinhas, Palácio Rio Madeira, Ed. Rio Jamari, curvo III, 2º andar.

Agenda 2030 - é um compromisso assumido pelo Brasil junto à ONU - Organização das Nações Unidas, e a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde é responsável por algumas metas relacionadas aos ODS 3, 5, 6 e 16. Ao todo, o projeto da ONU contempla 17 ODS, ou seja, objetivos de desenvolvimento sustentável.

Em função dos contrastes no território brasileiro e as prioridades nacionais, o Governo Federal se propôs a interiorizar, fortalecer, difundir e dar transparência ao processo de implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável no país com o apoio das universidades públicas.

A Universidade Federal do Acre (Ufac) é a responsável pela gestão operacional e execução dessas estratégias nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, sendo a UNIR uma parceira e responsável pelas ações em Rondônia.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.