Alunas de jornalismo da UNIR lançam primeira edição da revista Versões Ausentes


Publicado em: 30/05/2023 11:25:14


Publicação pretende apresentar a história de Rondônia por meio de vozes historicamente silenciadas

Revista Versões Ausentes - Capa Contar a história de Rondônia, através de vozes que historicamente não são ouvidas. Esse é o objetivo da nova publicação da revista Versões Ausentes, uma revista produzida por estudantes de jornalismo do sexto e quarto período da Universidade Federal de Rondônia. A primeira edição foi lançada nesta terça-feira (23) e está disponível na plataforma ISSUU, através deste link

Versões Ausentes terá veiculação trimestral e será temática. Na primeira edição, a publicação da Universidade Federal de Rondônia tem como tema a mídia, área de estudo das integrantes do projeto.  Essa primeira edição também terá uma publicação impressa, de quantidade restrita, que terá um lançamento público no final de junho. Nas próximas edições, os temas selecionados são música, habitação e migração.

A equipe de reportagem da revista Versões Ausentes é formada por Alana Bentes, Ana Laura Gomes, Emily Vitória, Lídia Aciole e Márcia Chaves. Izabela Muniz é responsável pelas fotografias. Os trabalhos foram coordenados pelos professores da UNIR Carlos Guerra Júnior e Evelyn Morales, bem como pelo pesquisador João Noé (Universidade de Coimbra/ University New York). Já o também professor da UNIR Elton Cavalcante realizou a revisão de texto.

A primeira edição conta histórias da mídia, através de profissões já extintas, como retoquista, que tinha o trabalho de corrigir as letras impressas com falhas. Além disso, foram ouvidos profissionais que trabalham nos bastidores, como sonoplastas e fotógrafos.

"Foi muito importante e especial resgatar tantas memórias sobre a imprensa de Rondônia. Como futura jornalista, é meu dever dar voz a essas pessoas ausentes”, afirma Alana Bentes, repórter e diagramadora da revista.

Versões Ausentes é um projeto com bolsas de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Rondônia (Pibec/UNIR), que recebeu nota máxima no edital de 2023 da UNIR. Lídia Aciole é uma das bolsistas do projeto e afirma que “o objetivo desse projeto é poder ouvir as pessoas que fizeram parte da construção da história de Rondônia de maneira anônima. Essa é nossa oportunidade de como estudantes contribuir para a manutenção da memória do nosso estado”.

A estudante Ana Laura Gomes é voluntária do projeto e afirma que se sentiu motivada para encarar outros desafios profissionais. “Foi um projeto desafiador, percorremos um longo caminho à procura das vozes que queríamos realmente ouvir, das versões nunca contadas. Essa revista é a primeira de três edições, e foi muito inspirador começar pela imprensa e pelo jornalismo. Terminamos essa edição mais fortes e corajosas para enfrentar os novos desafios que virão nas próximas edições”, comemora Ana Laura

Versões Ausentes é um projeto do grupo de extensão e pesquisa BARRAS, o Bloco de Ações em Rap, Rádio e Ausências Sonoras. O grupo é coordenado pelo professor Carlos Guerra Júnior. O BARRAS também conta com os podcasts Barras Maning Arretadas (rap) e Deu Bera (futebol), além de pesquisas científicas sobre rap e radiojornalismo. Página do projeto: www.barras.unir.br. 

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.