UNIR na Rondônia Rural Show


Publicado em: 23/05/2023 11:39:31


A Universidade Federal da Rondônia (UNIR) participa da 10ª edição da feira de agronegócio Rondônia Rural Show Internacional (RRS), de 22 a 27 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, na cidade de Ji-Paraná. Professores-pesquisadores, alunos e integrantes de grupos de pesquisa da UNIR se unem aos expositores para compartilhar conhecimento e resultados de pesquisas, apresentar inovações e discutir os desafios enfrentados no campo.

Voltada principalmente para os setores do agronegócio da pecuária, agricultura, psicultura e integração lavoura-pecuária-floresta, o objetivo da feira é trazer oportunidades e apresentar novidades ao setor produtivo de Rondônia. Nesse sentido, professores e alunos da UNIR, inseridos em atividades de diferentes órgãos do Governo do Estado, do Governo Federal e de empresa privadas, trazem para a feira o conhecimento produzido na universidade e que pode beneficiar produtores rurais, artesãos, agroindústrias, microempreendedores e empresas em geral.

“Este é o maior evento ligado ao setor agropecuário da Região Norte, e a UNIR, sendo a única universidade pública e federal do estado, com vários cursos envolvidos diretamente no evento, tem uma verdadeira vitrine para as ações da instituição. Temos vários discentes apoiando órgãos governamentais e empresas privadas em parcerias que são de suma importância para a Universidade, pois possibilitam aos alunos terem contato com o que há de mais moderno nas suas áreas de formação, bem como construir uma rede de contato que poderá abrir portas para novas oportunidades de emprego”, comenta o professor Clodoaldo Freitas, diretor do Campus UNIR Presidente Médici.

Na feira, os visitantes podem contar com orientação dos estagiários e bolsistas da UNIR que estão atuando como facilitadores em diversas empresas e órgãos públicos. Os estagiários são orientados por professores coordenadores nas atividades, e essas iniciativas podem ser visitadas nos seguintes estandes:

Seagri

Setor de Bovinos: estagiários dos campi de Presidente Médici e Rolim de Moura atuando como organizadores e facilitadores nas exposições de bovinocultura de leite e de corte e exposição de animais.

Setor de Piscicultura:

Ranicultura – prof. Donovan Pinto (Engenharia de Pesca) e 2 estagiários apresentando resultados da pesquisa e possibilidades de implementação da ranicultura aos produtores interessados.

Petisco para cães e gatos - profa. Rute Pontuschka (Engenharia de Pesca) e 4 estagiários (Zootecnia) apresentando resultados da pesquisa sobre produção de petiscos para cães e gatos, processados a partir de vísceras de rãs e peixes.

Embrapa/Psicultura: 2 estagiários (Engenharia de Pesca) atuando como facilitadores

Idaron: 3 estagiários (Zootecnia) atuando como facilitadores

CRMV-RO/Setor de Pets: 5 estagiários (Zootecnia) atuando como facilitadores e apresentando resultados de pesquisas acadêmicas

Empresa Bigsal Nutrição Animais: 1 estagiária atuando na Divulgação do Processo Seletivo 2023 da UNIR

Crea-RO: acadêmicos de Engenharia Florestal, campus UNIR Rolim de Moura, divulgando o curso, atribuições e competências da graduação

Pavilhão Internacional (estande 45)

Projeto Unir Socioemprendedora facilita a participação de acadêmicos nas seguintes atividades:

Empresa Floresta Jr – Assessoria Ambiental e Florestal: 3 acadêmicos (Engenharia Florestal) integrantes da empresa Jr participando na prestação de informações, esclarecimento de dúvidas e oferta de serviços, além da apresentação de projetos de pesquisa sobre recuperação de áreas degradadas, restauração florestal, silvicultura e manejo florestal.

Grupo de Pesquisa em Modelagens de Sistemas Elétricos (Engenharia Elétrica): acadêmicos apresentam três projetos sustentáveis para o agronegócio: 1°) Protótipo para identificação de solos e cálculo da calagem; 2°) Estação meteorológica utilizando IoT aplicado para o Agronegócio de RO; e 3°) Turbina Axial.

Sebrae: Palestras ministradas por 2 docentes de Medicina Veterinária

26/05, das 9h às 9h30 – profa. Mayra Araguaia Pereira Figueiredo

26/05, das 9h às 9h30 – prof. Wilson Gómez Manrique

São diversos pesquisadores divulgando as atividades desenvolvidas na universidade e expondo resultados obtidos e pesquisas em andamento, além da participação em painéis, palestras e mesas redondas. Para a professora Karen Rocha, do Departamento de Engenharia Florestal, ter tantas equipes e participantes vinculados à UNIR no evento é fundamental para fortalecer a Instituição como propagadora de conhecimento e inovação tecnológica no agronegócio. “Estamos compartilhando resultados de pesquisas, projetos e soluções inovadoras relacionadas à agricultura, pecuária, manejo sustentável, agroindústria, entre outros temas pertinentes para o setor, e tem ainda a experiência positiva para os nossos alunos que é vivenciar toda essa atmosfera da feira”.

O professor Emanuel Souza, também de Engenharia Florestal, completa que “a participação ativa da universidade na Rondônia Rural Show demonstra o compromisso da instituição em contribuir para o desenvolvimento sustentável do agronegócio na região, além de ser uma oportunidade única para consolidar sua posição como instituição formadora de profissionais qualificados e produtora de conhecimento relevante para esta área”.

Rondônia Rural Show Internacional

A RRS é caracterizada como feira de tecnologia e oportunidades de negócios voltados ao agronegócio do estado. Realizada anualmente, desde 2012, pelo Governo de Rondônia no município de Ji-Paraná, a feira surgiu com a necessidade de buscar novas tecnologias e práticas mais eficazes para a produção agropecuária rondoniense, proporcionando assim o desenvolvimento econômico e social do estado.

Embora o foco inicial tenha sido agricultura familiar, a RRS Internacional passou a receber grandes investidores e expositores de projeção nacional e internacional de todos os segmentos do agronegócio, tonando-se o evento de referência que é hoje. Clique aqui para saber mais detalhes sobre a feira.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.