Publicado em: 10/02/2023 12:27:13
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) foi contemplada com R$ 1 milhão para projeto de capacitação no edital do Programa Capacita Amazônia. Trata-se de uma iniciativa da Suframa, coordenada pela Softex Amazônia, que selecionou dez projetos de instituições de pesquisa voltados para a capacitação de pessoas da Amazônia Ocidental nas áreas de empreendedorismo, inovação, profissionalização e tecnologia.
O projeto institucional aprovado pela UNIR chama-se “Curso de Capacitação em Empreendedorismo Educacional para Inovação Comunitária” e foi elaborado a partir de uma ação conjunta do Núcleo de Ciências Humanas (NCH) com as Pró-Reitorias de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea) e de Pós-Graduação e Pesquisa (Propesq).
A capacitação será voltada para estudantes de ensino médio, do ensino superior e demais profissionais interessados no tema. A proposta é capacitar até 50 participantes quanto às estratégias para educação empreendedora, dentro da perspectiva da disciplina Projeto de vida, que integra o currículo complementar do Novo Ensino Médio e visa orientar os estudantes na definição de seus objetivos pessoais e profissionais. O diferencial do curso é capacitar os participantes para pensarem seus projetos de vida não apenas como realizaçõs pessoais, mas também vinculados à vida comunitária e gerando impacto social positivo.
Dessa forma, o curso busca “preencher eventuais lacunas na formação dos alunos e capacitá-los nas necessidades atuais e futuras em seus projetos de vida, associados ao mundo do trabalho e da vida comunitária” explica a diretora do NCH, professora Walterlina Brasil. Ela acrescenta que “espera-se, com isso, fomentar o surgimento de ideias e de pensamento criativo para solucionar problemáticas demandadas pelo currículo de formação vigente na educação básica, especialmente da Base Nacional Curricular, proporcionando uma visão crítica às abordagens apresentadas nos documentos oficiais”.
Como se trata de um projeto institucional, a Coordenadoria de Inovação e Transferência de Tecnologia (CITT), da Propesq, e o Projeto UNIR Empreendedora, coordenado pela Procea, também atuaram no processo de submissão do projeto aprovado pela UNIR. “Estamos muito felizes com a aprovação deste curso de capacitação e é importante frisar que o sucesso no edital foi fruto de um trabalho conjunto”, destacou a professora Marília Pimentel, pró-reitora da Procea.
Aprovado na Área 2, para projetos de até um milhão de reais, além do financiamento obtido para a pesquisa, o valor do projeto assegura até 20% de investimento na própria Universidade, para auxiliar no financiamento de pequenas reformas e equipamentos para os grupos de pesquisa envolvidos, bem como investimento para as tecnologias a serem propostas. Ou seja, mesmo após o encerramento do projeto, a UNIR continuará usufruindo das conquistas e benefícios propiciados pelo Programa Capacita Amazônia.
Oferta do curso e inscrições
A capacitação será ofertada presencialmente no Campus UNIR de Porto Velho, por meio da realização de quatro módulos didáticos, oficias criativas e estudos de problemas reais que gerem processos, produtos tecnológicos inovadores de base comunitária. Para tanto, o projeto prevê a realização de aulas teóricas e atividades práticas em forma de workshop, além de outras estratégias propostas pelos profissionais.
O início do curso está previsto para maio de 2023, e os estudantes e profissionais interessados em participar da capacitação devem ficar atentos à divulgação do processo seletivo e de abertura das inscrições, que será efetuada em breve no site do NCH, no endereço eletrônico https://nch.unir.br/homepage.
As atividades envolvem diversos setores e atores da Universidade e serão desenvolvidas em associação entre o Observatório da Educação Superior e Desenvolvimento do Grupo de Estudos e Pesquisa GEPES/UNIR e os Laboratórios de Ensino de Máquinas Elétricas e de Ensino de Informática, sob a liderança dos professores Walterlina Brasil, Viviane Barrozo, Otacílio Moreira e Ewerton Andrade. Também será desenvolvido como atividade de disciplinas curriculares, com vistas à curricularização da extensão.