UNIR abre processo seletivo para Mestrado em História da Amazônia


Publicado em: 07/02/2023 11:14:19


O Programa de Pós-Graduação em História da Amazônia (PPGHAm), vinculado ao Departamento Acadêmico de História da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), abriu processo seletivo para o preenchimento de 24 vagas do curso de Mestrado em História da Amazônia com ingresso no mês de junho do ano letivo de 2023. As inscrições gratuitas devem ser realizadas entre os dias 1º e 31 de março via Sistema Sigaa/UNIR (neste link).

Podem participar deste processo seletivo os candidatos que possuam diploma de graduação em curso superior reconhecido pelo MEC. Em caso de candidatos estrangeiros, em curso superior de instituição acadêmica reconhecida.

20% das vagas disponíveis são reservadas para pessoas com deficiência (uma vaga), indígenas (uma vaga), pretas e pardas (uma vaga), distribuídas equitativamente. As duas vagas remanescentes serão preenchidas de acordo com a pontuação classificatória obtida pelos candidatos da ação afirmativa.

A seleção é composta por três etapas, sendo elas: avaliação do projeto de pesquisa; arguição sobre o projeto de pesquisa; e avaliação do Currículo Lattes.

O Mestrado em História da Amazônia - O curso é totalmente gratuito e ofertado de maneira presencial, em período integral, podendo proporcionar também atividades virtuais e semipresenciais. A área de concentração do PPGHAm divide-se nas seguintes linhas de pesquisa: Populações, Etnicidades e Cultura: Usos e Representações; e Trabalho, Poder e Práticas Sociais.

Seu objetivo é discutir, do ponto de vista histórico e historiográfico, as questões do espaço regional amazônico e suas relações com a nação e com as fronteiras. As pesquisas desenvolvidas no âmbito do PPGHAm estão assentadas sobre a reflexão histórica da região, baseadas na perspectiva amazônica, podendo envolver a política, em seu sentido amplo, a cultura, as estruturas sociais, as etnicidades e as relações do ser humano com e na Floresta Amazônica.

Mestrado em História da Amazônia - Porto Velho

Inscrições: de 01/03/2023 a 31/03/2023 (neste link)

Vagas: 24 (19 vagas para ampla concorrência e 5 vagas para ações afirmativas).

Público-alvo: portadores de diploma de graduação em curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação, em caso de candidatos estrangeiros, em curso superior de instituição acadêmica reconhecida.

Consulte o edital aqui.

Mais informações sobre o programa estão aqui.



Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.