Docente da UNIR lança livro de filosofia O discurso e o Mundo


Publicado em: 30/01/2023 12:54:33


O Discurso e o Mundo: a responsabilidade da reflexão em diversos escritos” é uma obra organizada pelo professor Marcio de Lima Pacheco, do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), juntamente com os professores Francisco das Chagas de Souza (UERN) e Plínio Pereira Filho (UERN), com a coordenação de dois discentes do Mestrado em Filosofia da UNIR, Raphael Lobo e Moises Miranda. Destinado aos mais diversos setores da sociedade, tem como objetivo discutir o discurso no mundo como forma de responsabilidade por meio da reflexão.

A obra conta com a participação de 20 autores em 11 artigos que versam sobre a literatura, análise do discurso, educação, religião, ecopoesia, epistemologia, metodologia da investigação, interdiscurso e sobre o poder político diante do saber. De acordo com os organizadores, é "um apanhado de escritos que se constituem em reflexões sobre o mundo hodierno" [contemporâneo] onde "cada capítulo deve ser considerado como um instrumento para a compreensão do mundo e de suas relações socio-linguístico-filosóficas”.

Trata-se, segundo os organizadores, de uma uma homenagem à obra do professor e filósofo Ivanaldo Santos (In memoriam). “Refletir e fazer refletir foi um ato que o professor Ivanaldo Santos fez e legou a muitos. Esta é uma oportunidade para quem não conheceu o professor e sua obra, é importante que se diga que ela é eclética e complexa. Primeiro, pois trata desde a literatura à física. Segundo, pois é uma construção ao longo de sua vida acadêmica. Ou seja, discutia o que vivia, versava sobre o que tinha conhecimento pleno. Palestrava sobre a vida simples, mas pensando na complexidade social e filosófica do que se viveu, do que se vive e que viverá” afirmam os autores.

O livro foi lançado pela Editora Fi, que publica produções acadêmicas/científicas relevantes de maneira gratuita, e pode ser acessado neste link

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.