UNIR realiza curso de extensão sobre práticas educomunicativas em Porto Velho


Publicado em: 24/01/2023 09:50:21


Começa hoje (23) e segue até 27 de janeiro, o minicurso de extensão Práticas Educomunicativas, realizado pelo grupo Rádio, Educação e Cidadania (REC), vinculado à Universidade Federal de Rondônia (UNIR). A ação é integrante do Programa de Extensão Educomunicação Rondônia (PEducom-RO), vinculado ao Departamento de Comunicação (Dacom), com objetivo de reunir projetos e eventos com abordagem na interface comunicação/educação.

O minicurso abrange quatro momentos presenciais com teoria e práticas em mídia sonora, audiovisual e mídias digitais, considerando o entendimento em educomunicação da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), sendo “um paradigma orientador de práticas sócio-educativo-comunicacionais que têm como meta a criação e fortalecimento de ecossistemas comunicativos abertos e democráticos nos espaços educativos, mediante a gestão compartilhada e solidária dos recursos da comunicação, suas linguagens e tecnologias, levando ao fortalecimento do protagonismo dos sujeitos sociais e ao consequente exercício prático do direito universal à expressão”.

A professora do Dacom, Evelyn Morales, associada da ABPEducom e coordenadora do PEducom-RO, explica que esse é um movimento para conhecer as realizações educomunicativas das escolas rondonienses e dos projetos da própria UNIR, além de proporcionar a troca de experiências e discutir o conceito, os termos e os objetivos relacionados à educomunicação.

O minicurso é gratuito e presencial, realizado no laboratório de informática do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas (NUCSA), no campus José Ribeiro Filho, em Porto Velho. Entre os/as inscritos/as estão professores/as de escolas da rede pública de ensino, estudantes de diferentes cursos de graduação da UNIR e demais interessados.

A ação extensionista conta com apoio de Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea), NUCSA, Dacom e suporte de grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Estudos Culturais e Educação Contemporânea (Gepece), Grupo de Pesquisa e Extensão em Audiovisual (GPEA), Grupo de Pesquisa em Televisão e Articulações com Realidades (PensarTV), Bloco de Ações em RAP, Rádio e Ausências Sonoras (BARRAS) e Laboratório de Mídias Digitais (MíDI), vinculados ao Dacom/UNIR.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.