Livro comemorativo reúne memórias sobre os 40 anos da UNIR


Publicado em: 04/01/2023 12:03:03


capa_memórias_da_gente_1 O livro "Memórias da Gente” é um dos projetos integrantes da celebração do aniversário de 40 anos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), comemorado em 2022. A obra reúne histórias de servidores e descrições da trajetória de algumas unidades da UNIR, além de fatos sobre a criação dos símbolos da Universidade, como a bandeira que contém o logotipo da Instituição. Lançado em novembro do ano passado, em parceria com a Editora da UNIR (Edufro), durante as comemorações dos 40 anos, o e-book está disponível gratuitamente para download neste link.

Mais do que um presente pelos seus 40 anos, o livro é uma homenagem da UNIR a todos os professores, técnicos, estudantes, servidores terceirizados, autoridades, parceiros, enfim, todas as pessoas que participaram da história da Universidade Federal de Rondônia, desde a sua concepção e fundação até os dias atuais”, como afirma a reitora Marcele Pereira na apresentação da obra.

O livro foi organizado pelas professoras Marília Lima Pimentel e Patrícia Goulart Tondineli e pelo professor Miguel Nenevé, por meio de chamada pública. “Lançamos a chamada e, em visita aos campi, em julho e agosto de 2022, ratificamos a importância da contribuição de cada uma das unidades da UNIR com textos que pudessem, de alguma forma, resgatar a história construída, pessoal, coletiva ou institucionalmente, nestes 40 anos. Além disso, também convidamos alguns servidores que passaram por ou que ainda permanecem na Instituição para enviar seus textos”, explica Patrícia.

Os textos selecionados foram então organizados em períodos históricos, pelo professor Miguel Nenevé, para a composição do sumário do livro. Um projeto que, nas palavras da reitora, foi “compartilhado por amigos e amigas que vivenciaram, ou ainda vivenciam, de alguma forma, a história da Universidade Federal de Rondônia, cujos passado e presente engajados nos legitimam a solenizar a nossa trajetória, protagonizada pela firme defesa da educação, da pesquisa e do pensamento crítico como alicerces indissociáveis da nossa UNIR”.

No livro há a participação de servidores que relatam suas histórias sobre a chegada ao estado de Rondônia e o começo de suas carreiras como docentes na Universidade. Há também memórias fotográficas e histórias contadas de forma cronológica e historicamente contextualizadas, detalhes sobre programas e projetos realizados na UNIR, além de um grande destaque nos processos que colaboraram para o desenvolvimento da Universidade.

Para todos nós, foi emocionante acompanhar cada um dos passos da produção desta obra e realizar a leitura dos textos enviados. A possibilidade de reunir estas 22 memórias foi estimulante. E o livro dos 40 anos da UNIR é, além de um acervo documental que preserva a memória da Instituição que a mantém viva e a fortalece, o resgate de histórias, de percepções, de sentimentos daqueles que escreveram a história da Instituição”, diz Patrícia sobre a satisfação de ter participado do projeto.

Acesse aqui o livro Memórias da Gente

Fonte: Unir

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.