Mensagem de Ano Novo da Reitora da Universidade Federal de Rondônia


Publicado em: 30/12/2022 11:05:45


Sites 

Mensagem de Ano Novo da Reitora da Universidade Federal de Rondônia

O ano de 2022 está chegando ao fim, e foi um período de muitos desafios e superações para a nossa Universidade. E também foi um tempo de muitas conquistas. Foi quando retomamos as aulas presenciais e voltamos a estar juntos depois de dois anos. Para isso os desafios foram e seguem sendo muitos, mas estamos superando cada um deles, melhorando a infraestrutura da nossa Universidade e, apesar dos cortes orçamentários, avançando em atender as necessidades de nossa Comunidade.

As alunas e alunos, que são a razão de ser da Universidade, as servidoras e servidores técnicos e docentes, cada colaboradora e colaborador da UNIR, são o fundamento para tudo o que conseguimos realizar em uma Universidade que é grande e complexa. Fizemos muito e fizemos juntos, e esta é a lição que 2022 está nos deixando: unidos podemos fazer mais e cada vez melhor.

No ano em que a UNIR comemorou 40 anos passamos a nos fazer mais presentes para a sociedade, e a ampliar os espaços de articulação e diálogos. Esta interação foi e seguirá sendo fundamental para que a nossa Universidade tenha o protagonismo necessário, e seja institucionalmente referenciada e apoiada. Fomos mais presentes para a sociedade, e um dos reflexos disso é que ao longo de 2022 nossas ações de extensão alcançaram mais de 40 mil pessoas.

Além disso oferecermos e preenchemos mais de 4 mil vagas em nossos 59 cursos de graduação, enquanto mais 1,8 mil auxílios estudantis foram implementados aos nossos alunos mais carentes, e avançamos no atendimento em acessibilidade e atenção psicossocial aos nossos estudantes.

Mesmo diante de um cenário totalmente adverso, de bloqueios e cortes orçamentários, mantivemos quase 230 bolsas de iniciação científica e criamos o Pibic Ensino Médio, incentivando a iniciação à pesquisa antes mesmo da entrada no curso superior. A nossa pós-graduação teve sua melhor avaliação, dobrando o número de mestrados com nota 4 e podendo agora se propor doutorados, e apresentamos aos nossos Conselhos Superiores a proposta de implementação do Cartão Pesquisador da UNIR.

Nossa interação com a sociedade foi fortalecida por meio da nossa comunicação com a comunidade interna e externa da UNIR, com novas plataformas e mais efetividade no uso e na atualização dos canais institucionais. Exemplar desta crescente preocupação na UNIR foi a implementação do Serviço de Orientação ao Usuário, o SOU, um canal exclusivo para orientar e tirar dúvidas de nossa comunidade e de quem precisa dos serviços da Universidade.

Conseguimos entregar obras por que todos nós ansiávamos, e agora foram concluídas, como o Restaurante Universitário em Porto Velho, que agora está sendo equipado. No Campus de Cacoal concluímos a obra do Centro de Vivência, retomamos outras que estavam paradas, como é o caso da Clínica Veterinária no Campus de Rolim de Moura, e inauguramos e revitalizamos brinquedotecas nos campi de Guajará-Mirim, Ariquemes, Porto Velho, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena, além de encerrarmos o ano em pleno processo para equipar laboratórios didáticos em todas nossas unidades.

Muito está sendo feito, e muito mais há para ser realizado. Trabalhando unidos vamos conseguir muito mais. A UNIR é de cada uma e cada um de nós, e por isso é juntos que vamos avançar rumo à Universidade que queremos e merecemos.

Que 2023 seja o primeiro de mais 40 anos de muito avanço e conquistas. Que seja o ano em que vamos ampliar a nossa presença na sociedade, nossas interações com os mais diferentes setores, prestando serviços e ampliando os espaços de diálogos.

Somente assim, como parceiros de jornada, vamos alcançar o que nossa UNIR tem de melhor e de fundamental para as pessoas: a Educação de qualidade acessível a todas e todos; a pesquisa que produz conhecimento de ponta; e a interação com a sociedade, que é o sentido de existência da Universidade.

Um 2023 de grandes realizações para todas e todos que fazem a UNIR maior e melhor a cada dia.

Feliz Ano Novo!

 

Profa. Marcele Pereira

Reitora da UNIR

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.