Capes divulga resultado final da avaliação quadrienal dos PPGs e Propesq lança catálogo da pós-graduação


Publicado em: 28/12/2022 15:09:34


Melhor Avaliação na Capes - InstaA Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou no dia 19 de dezembro os resultados da avaliação quadrienal dos cursos de pós-graduação. Este ano, os Cursos de Pós-Graduação (PPG) stricto sensu, mestrado e doutorado, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) foram todos avaliados pela Capes no processo, alcançando o melhor resultado da avaliação na história da UNIR com mais da metade dos PPGs ofertados ampliando suas notas. “Os resultados confirmam a qualidade da nossa pós-graduação e com isso poderemos ampliar a oferta de cursos de doutorado, formando ainda mais pesquisadores em Rondônia”, destacou a reitora da UNIR, professora Marcele Pereira.

O pró-reitor da Propesq, Artur Moreti, afirma que “os resultados foram muito importantes porque demonstram o crescimento e a qualidade dos PPGs da UNIR”, que são 24 no total, contado com 23 mestrados e 5 doutorados.

A avaliação da Capes deste último quadriênio mostrou o salto positivo na avaliação dos programas da UNIR: 12 deles conquistaram a nota 4; três PPGs obtiveram nota 5; e a quantidade de programas com nota 3 reduziu de 18 para apenas 9. Na avaliação do quadriênio anterior, de 2017, a UNIR tinha 18 PPGs com nota 3 e seis com nota 4. Como a avaliação é quadrienal, os dados divulgados pela Capes compreendem o período de 2017 a 2020. Veja detalhes das notas da UNIR no quadro abaixo.

 

 

2017

2022

Nota 3/ sem aval

18

9

Nota 4

6

12

Nota 5

0

3

 

É importante lembrar que as notas de avaliação da Capes variam de 1 a 7, sendo 3 a nota mínima para autorização de funcionamento do PPG, enquanto a nota 4 indica que os programas estão aptos a oferecer doutorado. A nota máxima para programas de doutorado é 7.

Os resultados positivos representam o valor que a UNIR atribui aos Programas de Pós-Graduação, por isso foi comemorado pela reitora Marcele Pereira: “É fruto da dedicação dos coordenadores, docentes, técnicos e discentes que integram os nossos programas, e deve ser celebrado por toda a comunidade acadêmica e em geral, pois reafirma a importância das atividades da UNIR e seu impacto na formação de profissionais e pesquisadores para Rondônia e para além das nossas fronteiras”.

Abertura de novos PPGs

A consolidação dos programas indica que a pós-graduação está avançando na instituição, abrindo possibilidades de criação de novos cursos e programas. Atualmente a UNIR oferta cinco cursos de doutorado, e com as novas notas obtidas os PPGs estão aptos a apresentarem propostas neste nível. “Com esse resultado já podemos passar a oferecer 12 programas de doutorado para o próximo ano, por exemplo. Ou seja, poderemos formar mais recursos humanos de qualidade e mais pesquisadores com pensamento crítico”, disse o pró-reitor Artur Moret.

De acordo com a diretora de pós-graduação, professora Madalena Cavalcante, “este resultado reconhece o impacto positivo da UNIR, entretanto é o Estado de Rondônia que será o maior beneficiado porque a Instituição vai poder oferecer mais cursos com notas que demonstram a sua qualidade e que não difere de nenhum outro local do País”.

Catálogo da Pós-graduação

Para apresentar ao público todos os programas de pós-graduação - mestrados e doutorados - que integram o Sistema de Pós-Graduação Stricto sensu da UNIR, a Propesq lança agora o Catálogo da Pós-Graduação (disponível aqui). Organizado de forma sucinta, o documento evidencia as principais características, linhas de pesquisa, áreas de concentração e avaliação da Capes dos cursos ofertados, com o objetivo de informar e facilitar a divulgação à sociedade e, sobretudo, colaborar para o ingresso de novos mestrandos e doutorandos nos cursos oferecidos de forma gratuita pela Universidade Federal de Rondônia.

Os cursos de mestrado e de doutorado ofertados pela UNIR abrangem diversas áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Linguística, Letras e Artes, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas. “Assim, a Instituição compreende que está madura para alçar voos maiores, como, por exemplo, investir na Internacionalização dos Programas de Pós-Graduação, e por isso a Propesq está se preparando para fechar acordos de cooperação com a Bolívia, nos departamentos de Pando e do Beni, e também com a Faculdade de Ciências Agrárias e Biológicas da Universidade Púnguè, na cidade de Tete, em Moçambique”, conclui Madalena Cavalcante.

Fonte: Unir

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.