Reitora recebe pesquisador da UNIR contemplado pelo Edital Amazônia + 10


Publicado em: 21/12/2022 17:08:50


4f5b5c5a-598f-473e-81ea-2d7ceef62570A reitora Marcele Pereira recebeu, na última segunda-feira, dia 19, a visita do professor João Paulo Viana, docente do Departamento Acadêmico de Ciências Sociais (DACS) e um dos três pesquisadores da UNIR com projetos aprovados no Edital Amazônia + 10, uma iniciativa do Confap que reúne, além da Fapero, diversas fundações de amparo à pesquisa dos estados brasileiros (veja aqui os projetos aprovados pela UNIR). No encontro foi tratado, entre outros temas, de iniciativas de incentivo à pesquisa na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), e especialmente dos resultados e apoio institucional a iniciativas de atuação junto a instituições brasileiras e estrangeiras. “Todas as iniciativas de fomento e incentivo à pesquisa são importantes para a Instituição e para a manutenção das atividades de produção de conhecimento, especialmente em meio ao cenário que atravessamos, a inserção de pesquisadores da UNIR em editais externos, resultantes de um esforço conjunto, têm ampliado a atuação de nossa instituição”, comentou a reitora.

Sobre o momento crítico vivenciado não apenas pela UNIR, mas por todas as universidades públicas federais, o professor parabenizou a reitoria pelos esforços realizados com vistas à manutenção das atividades da Instituição. “É notório e admirável o trabalho realizado pela reitora, em constante diálogo com os órgãos federais e com a bancada federal, no intuito de garantir recursos que permitam a universidade continuar funcionando mesmo diante do caos em que se encontra a educação superior no país”, frisou o professor João Paulo.

O tema central do encontro foram as ações recentes do Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal (Legal), um observatório interinstitucional em rede que realiza pesquisas voltadas para questões políticas, econômicas e sociais na Amazônia Legal, coordenado em Rondônia pelo  docente, e é um dos grupos integrantes do projeto aprovado na Iniciativa Amazônia +10. “O Legal consiste em uma exitosa e inovadora iniciativa, que em cerca de um ano de atuação conseguiu construir um laboratório que produz pesquisa de ponta, especialmente, sobre a competição eleitoral e a produção legislativa nos estados amazônicos, e hoje se consolida como uma instituição de referência na pesquisa em Ciência Política na Amazônia brasileira”, definiu o professor João Paulo.

Recentemente João Paulo esteve na Universidade de Pittsburgh (EUA) para um período como pesquisador visitante do Departamento de Ciência Política do Center for Latin American Studies (CLAS), onde desenvolveu estudo sobre a ascensão da extrema-direita na região  da Amazônia Ocidental, sob a supervisão dos cientistas políticos americanos Barry Ames e Scott Morgenstern. Viana afirma que “nos dias atuais há um interesse crescente de universidades americanas sobre a Amazônia. Na Universidade de Pittsburgh, a professora Roberta Mendonça de Carvalho vem liderando estudos sobre o tema e isso pode ser muito interessante para os nossos alunos e docentes da UNIR. Vamos trabalhar para construir possíveis parcerias institucionais no futuro”. Durante a reunião no gabinete a reitora foi presenteada com uma camiseta comemorativa dos 50 do CLAS, enviada pelos diretores Keila Grinberg e Luis Bravo.

O Legal - Vinculado ao Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), e com sede na Universidade Federal do Amapá (Unifap), o Legal, fundado em outubro de 2021, desenvolve suas pesquisas com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS), e conta com cerca de quarenta pesquisadores de uma dezena de universidades públicas da região da Amazônia Legal. O Laboratório é coordenado pelos professores Fabiano Santos (IESP-UERJ), ex-presidente da ABCP e da Anpocs, e Ivan Mattos e Silva (Unifap). Em Rondônia, sob a coordenação do professor João Paulo Viana, a equipe é formada pela professora Patrícia Vasconcellos (DACS); pela advogada, antropóloga e pesquisadora Melissa Curi; e pela bacharel em Direito e acadêmica de Ciência Política na UnB, Jamila Martini.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.