Duas novas brinquedotecas são inauguradas nos campi da UNIR


Publicado em: 16/12/2022 19:28:03


Outras quatro brinquedotecas já existententes também receberam melhorias

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) tem reunido esforços para implementar as melhorias necessárias aos cursos de graduação oferecidos pela instituição, sempre com o intuito de elevar a qualidade do ensino e ampliar a formação dos acadêmicos. Com a inauguração recente das brinquedotecas dos campi de Guajará-Mirim, na quarta-feira, dia 14, e de Ariquemes, no último dia 25 de novembro, a UNIR cumpre com sua missão de ofertar ensino público de qualidade atingindo 100% de suas brinquedotecas em funcionamento nos seis campi onde são ofertados os cursos de Pedagogia (Porto Velho, Guajará-Mirim, Ariquemes, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena).

Uma brinquedoteca universitária, enquanto infraestrutura de um curso de graduação, é um laboratório especializado de ensino para os cursos de Pedagogia. Trata-se de um espaço de formação inicial teórico-prática para os acadêmicos e de apoio e produção de materiais didático-pedagógicos, que possibilita o desenvolvimento de projetos de pesquisa, estudos, análises e de extensão.

A pró-reitora de Graduação (Prograd), Veronica Cordovil, que acompanhou todo o processo de melhoria e esteve presente nas inaugurações, destaca a importância dos laboratórios didáticos na formação de professores que atuarão na Educação Básica e como ambiente potencial para o desenvolvimento de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão. “O caráter lúdico da existência de brinquedotecas para os cursos de Pedagogia e de formação de professores das séries iniciais é importante para o desenvolvimento das competências específicas da formação docente e das habilidades correspondentes a elas”, observa.

Em 2022, além da inauguração dos dois novos espaços, as outras quatro brinquedotecas já existentes nos campi da UNIR também passaram por processos de reorganização e revitalização. Tais ações foram possíveis a partir de uma ação integrada da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) com as unidades acadêmicas e administrativas dos campi, além de acadêmicos e voluntários, para utilização dos recursos provenientes de reforço orçamentário para investimento na aquisição de materiais permanentes para os Laboratórios de Ensino.

Brinquedos, brincadeiras, ensino e aprendizagem

Com uma decoração colorida e atrativa para o público infantil e a disponibilização de livros, brinquedos e jogos educativos, as brinquedotecas universitárias da UNIR atenderão, além dos acadêmicos e pesquisadores, crianças de 2 a 10 anos de idade, filhos de estudantes, servidores e terceirizados da UNIR, que frequentarem os campi, bem como crianças da comunidade externa.

"O objetivo da brinquedoteca é promover o desenvolvimento da  autonomia, identidade, criatividade, inteligência e sociabilidade das crianças, e ao mesmo tempo, possibilitar a construção do conhecimento em diversos contextos: lúdico (jogos, brinquedos e brincadeiras), arte e movimento, música, literatura Infantil, cultura, meio ambiente, entre outros”, pontua a pró-reitora Veronica Cordovil.

No contexto social e educacional, a brinquedoteca universitária contribui para a formação docente e pressupõe o desenvolvimento de competências pelo licenciando nos aspectos intelectual, físico, cultural, social e emocional e de sua formação. Assim, a brinquedoteca é um espaço que pode ser contemplado para pensar todas as etapas do desenvolvimento humano.

Extensão Universitária

Os projetos de extensão podem ser realizados nas brinquedotecas por meio de ações que envolvem cursos, palestras e oficinas de caráter teórico e/ou prático, eventos com exibição de conteúdo multimídia e de produtos produzidos nestes espaços. O lugar também comporta a prestação de serviços à comunidade, com orientação e assessoramento para instalação de brinquedotecas, por exemplo, atendimentos e assistência diversa, decorrente de saberes constituídos.

O atendimento da Brinquedoteca do campus de Vilhena está previsto para fevereiro de 2023. 

Veja abaixo demais detalhes das unidades de cada campus: 

 

Brinquedoteca – campus de Guajará-Mirim 

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 14h às 17h, conforme agendamento a partir do próximo semestre.    

Faixa etária: 2 a 12 anos 

Agendamento: após o cadastro da criança. O período de cadastro iniciará em fevereiro de 2023. 

Período de funcionamento: Os dias e horários serão organizados conforme matricula de estagiários do curso, pois são eles que farão o atendimento na brinquedoteca. 

Período de permanência no local: 1h 

Limite de crianças: Atendimento individual em grupo, conforme a idade da criança, no máximo serão grupos com 5 crianças  

Coordenadora: Professora Luanna Freitas Johnson 

 

Brinquedoteca – campus de Porto Velho 

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30, e durante a tarde de segunda a quarta-feira, das 14h às 17h 

Faixa etária: 2 a 10 anos 

Agendamento:  por meio do formulário eletrônico disponível neste link e no site do Labrinteca 

Período de permanência no local: no máximo 2h 

Limite de crianças: no máximo 10 crianças por turno 

Coordenadora: professora Juracy Machado Pacífico  

 

Brinquedoteca – campus de Ariquemes 

Faixa etária: de 11 meses a 11 anos 

Agendamento: via e-mail - doramaximo@unir.br  

Período de permanência no local: em média 2h a depender da demanda 

Limite de crianças: 10 crianças por vez a depender da atividade 

Coordenadora: Maria Auxiliadora Máximo  

 

Brinquedoteca – campus de Rolim de Moura  

Faixa etária: 3 a 6 anos, também disponível para outras faixas etárias 

Período de funcionamento: Os dias e horários serão organizados conforme disponibilidade dos estagiários do curso, pois são eles que farão o atendimento na brinquedoteca. 

Período de permanência no local: enquanto a brinquedoteca estiver aberta  

Limite de crianças: 15 crianças por vez a depender da atividade 

Contato: (69) 3449-3828 

Coordenadora: Pâmela Vicentini Faeti 

Fonte: Unir

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.