Abertas as inscrições no processo seletivo do Mestrado Acadêmico em Educação


Publicado em: 15/12/2022 11:19:34


O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) abriu inscrições para ingresso no curso de Mestrado Acadêmico em Educação. São ofertadas 24 vagas, sendo 20 para ampla concorrência, uma vaga destinada a professores estatutários da Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho (Semed), que atuam em salas de aula da Rede Municipal de Ensino de Porto Velho, e três vagas para políticas afirmativas. Os interessados podem realizar as inscrições, neste link, até o dia 3 de fevereiro de 2023.

A seleção será composta por quatro fases: Análise do Projeto de Pesquisa, prova escrita, entrevista e avaliação do Currículo Lattes. Podem participar deste processo seletivo portadores de diploma de graduação devidamente reconhecido pelo MEC, ou revalidado no Brasil em caso de cursos concluídos no exterior.

O curso tem por finalidade incentivar a pesquisa e promover o aprimoramento técnico e científico de recursos humanos na área da Educação. A área abrange os processos educacionais e seus fundamentos, com base nos conhecimentos teórico-práticos do fenômeno educativo escolar e não-escolar, e nas relações com a Sociedade e o Estado. Possibilita estudos e pesquisas sobre a formação e a atividade docente, bem como as políticas públicas e a gestão educacional.

Linhas de Pesquisa

O PPGE possui duas linhas de pesquisa na área de Educação. São elas:

Linha 1 - Formação Docente: investiga os processos formativos com base em abordagens teóricas que tomam como eixo norteador a profissionalização docente. Analisa a construção de saberes e competências dos professores na perspectiva de definir as bases epistemológicas da formação inicial e continuada de professores;

Linha 2 - Políticas e Gestão Educacional: investiga as articulações estruturais entre política e Educação a partir dos determinantes sociais, históricos e culturais. Examina os impactos das políticas educacionais vigentes. Analisa os processos de gestão e avaliação das políticas públicas e privadas na perspectiva de subsidiar propostas de trabalho junto a diferentes organizações educacionais.

 

Mestrado Acadêmico em Educação

Inscrições: até 03/02/2023 (neste link)

Vagas: 24 (20 para ampla concorrência; uma reservada para professor estatutário da Semed/Porto Velho que atue em sala de aula da Rede Municipal de Ensino; e três vagas reservadas para pessoas negras, indígenas e/ou com deficiência).

Público-alvo: portadores de diploma de graduação devidamente reconhecido pelo MEC ou revalidado no Brasil.

Acesse aqui o edital.

Mais informações sobre o programa estão aqui.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.